Alemanha convoca eleições antecipadas após queda do Governo Scholz
A crise foi agravada pelo atentado no mercado de Natal em Magdeburg na semana passada.
O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, dissolveu o Parlamento nesta sexta-feira (27) e convocou eleições antecipadas para 23 de fevereiro. A decisão segue a queda do governo liderado pelo social-democrata Olaf Scholz, após o colapso da coalizão governamental devido a divergências internas sobre como reativar a economia alemã.
A crise foi agravada pelo atentado no mercado de Natal em Magdeburg na semana passada. O caso reacendeu debates sobre segurança e migração, temas que polarizaram o país. O suspeito do ataque é um médico saudita de 50 anos, residente na Alemanha desde 2006. Embora inicialmente associado ao terrorismo islâmico, as investigações apontaram que ele se posicionava como crítico da Islã e apoiava o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) .
O bilionário Elon Musk, dono da rede social X, gerou polêmica ao compartilhar postagens que vinculavam o atentado à imigração, alimentando discursos anti-refugiados. Steinmeier criticou a propagação de informações falsas e alertou para o impacto negativo de influências externas na campanha eleitoral, exigindo respeito e decência durante o processo.
Até a formação de um novo governo, Scholz permanecerá como chefe interno. A Alemanha enfrenta desafios como instabilidade econômica, guerras no Oriente Médio e na Ucrânia, além de questões climáticas e migratórias, que devem vencer o debate eleitoral.
IA – Imagem: X