Um grande pacote de investimentos em esgotamento sanitário na capital foi apresentado pela Águas de Teresina à equipe técnica da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (ARSETE). Com o tema “Onde tem saneamento tem transformação”, a campanha da subconcessionária busca entregar as obras de uma forma clara e elucidativa acerca dos benefícios e desafios no decorrer dos trabalhos, que passarão pelo acompanhamento e fiscalização da agência reguladora.
Na apresentação, foi exposto o plano para atingir uma meta de cobertura de esgoto em 59% da cidade até o fim do ano de 2024. Os serviços incluem mais 220 km de rede coletora, 3.3 km de interceptores, 7.1 km de linhas de recalque, além do aumento da capacidade hidráulica de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de Teresina. Para isso, serão montadas 27 frentes de obra e 525 novos postos de trabalho, incluindo funcionários próprios e mão de obra terceirizada.
No total, 137.000 pessoas de 26 bairros serão beneficiadas com as melhorias. Em busca de uma maior aceitação, um grande trabalho de comunicação será feito pela subconcessionária para que cheguem às pessoas, porta a porta, informações sobre a importância da conexão dos seus imóveis às novas redes coletoras e às redes já existentes.
Com o fim de amenizar os transtornos causados, as ações seguirão medidas de redução dos impactos no cotidiano dos moradores e no meio ambiente, contando com a colaboração de órgãos, secretarias e entidades políticas. Com o apoio do STRANS, um plano de mobilidade urbana será seguido nas avenidas com maior fluxo de veículos, com a sinalização de trechos, desvios e canteiros.
“Nós já acompanhamos a zona urbana de Teresina com 100% de acesso à água tratada. A ampliação da cobertura de esgoto é um recurso que trará grandes impactos, sobretudo na qualidade de vida das pessoas. Vale lembrar que para cada R$ 1,00 investido em saneamento economiza-se R$ 4,00 em saúde, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)”, pontuou o analista em Regulação da ARSETE, Pedro Henrique.
Para o engenheiro sanitarista, os benefícios vão além da prevenção de doenças: “Além disso, um sistema sanitário eficiente acaba afetando positivamente a produtividade, a renda, a educação e gera valorização imobiliária”, disse.
Para reclamações, sugestões e denúncias, a Águas de Teresina dispõe de canal de atendimento telefônico e WhatsApp no número 0800 223 2000.
O usuário que não ficar satisfeito com o atendimento da subconcessionária poderá entrar em contato com a Ouvidoria da ARSETE no telefone 86 3222-1703 (fixo e WhatsApp).
Fonte: Arsete