A Prefeitura Municipal de Teresina, através do Departamento Agenda 2030, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), recebeu, nesta terça-feira (1), representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A reunião tem como objetivo traçar metas e alinhar objetivos relacionados à captação e aplicação de recursos advindos da parceria já firmada com a União Europeia.
Entre as tratativas, está uma nova operação de crédito para o desenvolvimento do município. Há um interesse, através da AFD, de aplicar 36 milhões de euros no município, que busca uma ampla inclusão e contribuição de diversos âmbitos sociais de forma sustentável e consciente.
Esta operação de crédito feita junto à agência europeia de fomento irá financiar a implantação de projetos em diversas áreas, visando à promoção da sustentabilidade na capital piauiense, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
No total serão 45 milhões de euros investidos no Programa Agenda Teresina 2030, sendo 36 milhões financiados pela Agência Francesa de Desenvolvimento e outros nove milhões de euros de contrapartida da Prefeitura de Teresina. “A Prefeitura se sente honrada em receber essa comitiva da AFD, nosso parceiro, que busca sempre ter essa relação de proximidade. Esta conversação tem o olhar de desenvolvimento sustentável no município de Teresina.
Neste governo municipal, nos sentimos honrados em ter tratativas como essas, de negociação com recursos para desenvolvimento”, disse Dr. Pessoa, prefeito de Teresina.
Dentre as propostas iniciais de aplicação de recursos estão a Requalificação Habitacional; Saneamento Básico; Mobilidade Urbana; Equipamentos para promoção da inovação; Áreas verdes; Eficiência energética; Fortalecimento institucional e capacitação social. A perspectiva é que, ainda no começo do segundo semestre de 2022, a Prefeitura assine esse contrato com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
“Como disse nosso prefeito, é uma honra recebê-los. Estamos aqui para retomar as tratativas em relação à operação de crédito entre a AFD e a PMT. Ela teve o primeiro contato ainda na gestão anterior e retomamos como prioridade na SEMPLAN. Pelo excelente desempenho do primeiro ano de nossa gestão, temos um sinal positivo para prosseguir. Temos o desenho da aplicação desses recursos futuramente, mas quem decidirá as prioridades é o nosso gestor, Dr. Pessoa”, afirma João Henrique Sousa, secretário municipal de Planejamento.
Durante o encontro, a equipe da Agência Francesa pontuou a importância dessa parceria. “O município avança bastante com essas ações, cada uma em seu tempo, com calendário estabelecido. O projeto precisa desse apoio e compromisso do município e já percebemos que há esse interesse. Teresina faz parte de uma prioridade do nosso projeto aqui no Brasil”, conclui Laetitia Dufay, representante da AFD.
Fonte: Semcom