A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) promoveu quinta-feira, (15), um dia de ações de cidadania no Teresina Shopping, zona Leste, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Na ocasião, foram oferecidos serviços: cidadania, saúde, cultura e lazer, com apresentações dos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
A Semcaspi atua diretamente na prevenção às violências e na garantia dos direitos das pessoas idosas em Teresina. Dentre os serviços de prevenção, estão os Centros de Convivência, que oferecem cuidados especiais a esta população. Salete Cavalcante, 72 anos de idade, assistida do Centro de Convivência Silvio Bruno, fala que o serviço mudou a sua vida e a ajudou a descobrir novos talentos.
“Eu vivi e estou vivendo mais, me encontrei no Centro de Convivência, estou aposentada e ociosa. Mas chegando lá encontrei tudo: trabalho da mente, corpo e tudo! Descobri muitos talentos que antes não tinha, eu danço, canto e antes não cantava nem no banheiro, faço parte de teatro, então lá é vida, tudo de bom”, ressalta.
Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, destaca a necessidade de ações de conscientização das violências contra a pessoa idosa e como os Centros de Convivência atuam na proteção da população vulnerável.
“Estivemos pela manhã na Praça Rio Branco e para finalizar o dia, damos esse grito e esse alerta, para conscientizar o mundo contra a violência à pessoa idosa. Então, é importante que a gente se movimente, que faça essas ações para informar a população de modo geral”, destacou.
COMO DENUNCIAR?
Olavo Almeida, chefe da divisão de fortalecimento de vínculos da Semcaspi, fala da importância de lembrar à sociedade sobre a violência contra a pessoa idosa e explica como denunciar.
“É uma data super importante para sociedade lembrar, que existe a violência contra a pessoa idosa e essa tem que ser combatida, por meio de denúncias nos CRAS e nos CREAS, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, nas Delegacias do Idoso e no Ministério Público. O idoso e nenhuma pessoa merece passar por nenhum tipo de violência, negligência e abuso”, pontua.
Os canais de denúncias são: Disque Cidadania: 0800-280-5688; Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI): (86) 3131-4704; Disque Direitos Humanos: 100; e a Delegacia do Idoso: (86) 3216-5251.
Fonte: Semcaspi