Parceria entre a Prefeitura de Teresina e a Equatorial Energia traz uma nova tentativa para evitar o descarte irregular de lixo em um ponto crítico da capital. Trata-se da Rua Murilo Braga, no Bairro Macaúba, zona Sul. O descarte irregular de lixo acontece no muro da própria concessionária de energia e é frequente, apesar da limpeza regular realizada pelo poder público municipal.
A iniciativa partiu de um pedido da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) à empresa. Trata-se da pintura de grafite com frases alusivas de combate ao descarte irregular no local, já que as demais tentativas de evitar o problema não conseguiram o resultado esperado.
“Temos inúmeros pontos de descarte irregular de lixo em Teresina. A maioria deles se trata de pontos críticos, viciados, onde as nossas equipes fazem a limpeza e horas depois o local fica sujo de novo. Um desses pontos é o muro da Equatorial, na Rua Murilo Braga. Lá, a população despeja poda de árvores, animais mortos, materiais de construção e outros tipos de lixo. Esse tipo de comportamento estava prejudicando a própria Equatorial pois além do mau cheiro, atrai urubus, que causam desligamentos nos sistemas de segurança da empresa”, explica o coordenador de Limpeza Pública da SEMDUH, Fabrício Amaral.
A limpeza da área já foi feita e a pintura do muro foi iniciada nesta semana. Mas, infelizmente, após o local estar totalmente limpo, a população voltou a sujá-lo. “Essa é uma realidade muito comum na nossa cidade, apesar das inúmeras campanhas de conscientização que realizamos. Limpamos a rua e quando voltamos no dia seguinte para continuar o trabalho de pintura, o local já estava sujo novamente”, afirma o coordenador.
Apesar disso, após a conclusão do grafite, a SEMDUH e a Equatorial acreditam que o problema será resolvido. “Estamos confiantes e incentivamos outras empresas a fazerem o mesmo. Além de embelezar a cidade evitando atos de pichação e vandalismo, acreditamos que acabará com o descarte irregular porque as pessoas tendem a não sujar pontos onde existem trabalhos do tipo, a exemplo dos locais em que plantamos árvores e fizemos urbanização”, finaliza o secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira.
O gestor acrescenta que o descarte irregular de lixo gera multas que podem chegar a mais de R$ 4 mil e que o Lixo Zero está intensificando a fiscalização. “Também é importante lembrar que a população pode nos ajudar, enviando imagens e informações para o whatsapp do Programa Lixo Zero (86) 9.9402-3074. A denúncia é totalmente anônima”, finaliza Edmilson.
Fonte: Semduh