Uma cena diferente tem sido vista desde maio às segundas e quartas-feiras no Parque da Cidade, na zona Norte: ao som de música alta e animada, um grupo de moradores da região espanta a preguiça com aulas de dança e de treino funcional.
As aulas que são gratuitas e não requerem inscrição prévia, são uma iniciativa da Prefeitura de Teresina por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), que acontecem semanalmente às segundas (dança e alongamento) e quartas (treino funcional), com duração de 1 hora, sempre a partir de 7h30, na área do antigo coreto do Parque da Cidade.
“Tudo isso faz parte de um processo de revitaização deste e de outros parques da Prefeitura sob nossa administração”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Luis André, no parque que também é sede da secretaria. “Aqui mesmo, onde estão acontecendo as aulas, está sendo construída uma nova área de lazer. Teremos ainda a reforma da sede da Semam e uma série de outras melhorias, a partir do orçamento aprovado pela gestão”, lembra ele.
A ideia de iniciar as aulas no Parque da Cidade foi da coordenadora do local, Ravena Sena, que tem reunido mais adeptos a cada semana. “Começamos bem, mas agora tem aumentado a frequência”, afirma Ravena, que ainda tem um público predominantemente feminino.
“Mas é importante frisar que as aulas estão abertas a todos. Até porque, às quartas, o treino funcional com o professor Uverlando Oliveira é ótimo para quem quer exercitar os músculos”, completa ela. “A ideia é ninguém ficar parado”, avisa Yoná Sousa, instrutora das aulas de dança das segundas e coordenadora da Semel. “Aqui trabalhamos o corpo, a autoestima e a saúde mental!”