O Governo do Piauí assumiu o compromisso de promover um futuro resiliente e sustentável, em uma parceria com o Programa Global de Resiliência Urbana da ONU-Habitat. A superintendente de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo (Cepro) da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Cíntia Bartz, apresentou, na quarta-feira (17), em evento internacional, ações de sustentabilidade e resiliência em âmbito local, destacando a implementação do programa na região da Planície Litorânea do Piauí.
O evento “Risk-Proofing Sustainable Development” (Desenvolvimento sustentável à prova de riscos – em tradução livre) reuniu representantes de governos e especialistas na sede da ONU, em Nova York, para discutir avanços e esforços que ofereçam soluções concretas para a redução de riscos em todos os setores – sociais, econômicos, ambientais. Por meio da parceria, ambas as instituições se comprometem a construir resiliência urbana, deixando um legado de inovação e progresso com benefícios para o Piauí e inspirando iniciativas semelhantes em todo o mundo.
Os crescentes impactos das mudanças climáticas e a gestão dos recursos hídricos são alguns dos desafios do estado, que agora assume liderança na defesa de um desenvolvimento sustentável. Em sua apresentação, Cíntia Bartz destacou o papel crítico dos governos subnacionais na construção de resiliência e ressaltou a necessidade de apoiar a ação liderada localmente.
A parceria também desbloqueia novas oportunidades para o Piauí aumentar a visibilidade, expandindo o compromisso dos principais atores locais, regionais e internacionais para a construção da resiliência urbana. “Os governos locais e subnacionais no Brasil são pioneiros em resiliência urbana na região”, disse Esteban Leon, chefe do Programa Global de Resiliência Urbana da UN-Habitat. “Após o sucesso de nosso projeto em Teresina, estamos convencidos de que podemos apoiar o Estado do Piauí a tomar medidas ousadas para reduzir os riscos e construir resiliência”, completou a superintendente.
“Os impactos das mudanças climáticas já estão acontecendo e temos que nos preparar”, disse Cíntia Bartz. “O Piauí está localizado em uma área com aquecimento global maior do que a média mundial e precisamos estudar nossa realidade e contexto local para minimizar essas ações a longo prazo”, finalizou a gestora.
Desenvolvimento sustentável
O Governo do Estado, por meio da superintendente de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo (Cepro), firmou parceria com a ONU-Habitat em abril deste ano, como parte de seu compromisso com a Agenda 2030, para o Desenvolvimento Sustentável. O Programa da ONU, estabelecido desde 1978, é responsável principalmente pelo ODS 11, que busca “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.
Fonte: Redação CCom