O prédio que abriga a sede da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Norte), localizado ao lado do Teatro do Boi no bairro Matadouro, ganhou nos últimos dias um novo painel em sua fachada. A tela é fruto do trabalho desenvolvido pelo coletivo Circuito Urbano de Intervenções Artísticas (Cuia), grupo formado por artistas teresinenses. O objetivo do coletivo é espalhar arte através de diversas linguagens artísticas de modo a transformar e ressignificar os espaços, levando assim, transformação estética a esses locais.
A obra batizada de “Guardião das águas”, possui 5,8m de altura e 19,8m de largura e tem como autores Noah Oliwer e Aurora Viana. A tela versa sobre a importância do conhecimento a respeito da histórica lenda do Cabeça de Cuia. Muitos conhecem a brutal história do jovem Crispim que, em um acesso de raiva, assassinou a própria mãe e foi amaldiçoado a perambular pelos rios Poti e Parnaíba. Fazendo uma releitura e opondo-se à dominação colonialista, os artistas entendem que a visão do cabeça-de-cuia pode ser compreendida como um protetor dos rios Parnaíba e Poti.
“Com essa tela, visamos acentuar o personagem como um protetor da região, que é caracterizada pelo trabalho artesanal dos moradores e que se expressa até hoje no polo cerâmico de Teresina. Além disso, decidimos representar o trabalho de pessoas que viviam na região, com a pescaria e com a pecuária, trazendo esses elementos como marcadores da cultura nordestina e local. Esperamos, com a obra, representar esse recorte que faz parte de marcas registradas da construção cultural de Teresina e do Piauí”, afirma o grupo através de um manifesto.
A ideia foi muito bem recebida por servidores que atuam no órgão. De acordo com Rita Lúcia, que trabalha na comunicação, a tela exposta, resgata a representatividade de símbolos culturais da região e enche de cor a paisagem. “Achei a iniciativa linda. É um reconhecimento com relação à história da região. É pura cultura. As cores são vivas e vibrantes, muda a paisagem, que bom que Teresina tem recebido essas intervenções”, ressalta.
OBRA: Guardião das Águas
ARTISTAS: Aurora Viana (@aurora_viana) e Noah Oliwer (@noaholiwer)
ALTURA: 5,8m
LARGURA 19,8m
ÁREA: 114,8m²
LOCAL: Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Norte.
ASSISTÊNCIA ARTÍSTICA: Daniel Lucas (@odaniellucasss), Ronne da Cruz (@wronne), Leonave Bispo (@nav_am), CBS (@canabiisam).
CURADORIA: Ronne da Cruz (@wronne) e Marcus Batista (@maku086 ).
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: Jefferson Duarte (@jeffenildo ).
Fotos: @cuiateresina