O espetáculo pernambucano “A chegada de Lampião no inferno”, que é um clássico da literatura de cordel, encantou as dezenas de pessoas que na noite de ontem (09), lotaram o Teatro Municipal João Paulo II, que fica no bairro Parque Ideal, na zona Sudeste da capital Piauiense. A comédia de autoria de Antônio Alexandre e com a direção de Anildomá Willans, fala sobre Lampião, que ainda vivo, se envolve em uma briga, morre e chega ao inferno. Após sua chegada, ele entra em outra polêmica com os “cães” e o “diabo” para reinar no local.
A peça teatral foi inspirada no cordel homônimo de José Pacheco e a história tem início com Lampião ainda no sertão, falando de sua origem e como começou a vida no cangaço. Dentro do espetáculo, os atores misturam a literatura com o cenário político atual do Brasil, fato que arrancou muitas gargalhadas e aplausos daqueles que estiveram no teatro para conferir a apresentação dos artistas que percorrem o país levando ao povo um pouco da cultura nordestina.
Anildomá Willians conta que sempre foi um apaixonado por Literatura de Cordel e teatro, e que no ano de 1983, quando recebeu em suas mãos o texto que deu origem ao espetáculo, logo despertou o interesse de montar a peça que hoje faz sucesso em todo o Brasil. Aqui em Teresina não foi diferente, percebemos no olhar do público, a felicidade de quem via um pouco da história de Lampião com uma linguagem diferente, e isso segundo ele, deixou o elenco mais inspirado a retornar outras vezes a capital piauiense.
“Um ano após receber esse presente, circulamos durante três anos por várias cidades, comprovando o sucesso do espetáculo, que chega em 2023 com algumas reformulações para adaptá-la ao contexto político atual do nosso imenso país. Sobre Teresina, é sempre encantador vir aqui, pois somos bem acolhidos e o público faz questão de lotar nossas apresentações, tornando ainda melhor cada espetáculo, disse Anildomá Willians.
Para Antoniel Ribeiro, produtor cultural da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), é sempre importante esse intercâmbio cultural entre os estados, pois de acordo com ele, garante às pessoas, fácil acesso a cultura brasileira, que é bastante rica e que conta com detalhes peculiares em cada região. Ele disse que neste momento Teresina recebe “Os Cabras de Lampião”, de Serra Talhada (PE), mas que no mês passado, a capital piauiense se destacou na capital paraibana com a apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina, que encantou o público de João Pessoa.
Público aprovou
Entre os que estavam no Teatro João Paulo II assistindo a apresentação, estava Sara Nascimento, que aproveitou a oportunidade para apresentar a casa de espetáculos a uma amiga que nunca havia frequentado o espaço. Ela conta que esse tipo de investimento, proporciona aos teresinenses a possibilidade conhecer de perto o trabalho de outros grupos culturais que fazem sucesso em seus respectivos estados.
“Ter acesso gratuito a esse tipo de apresentação é sempre importante, pois nem todo mundo tem condições financeiras ou tempo, para se deslocar para outros estados para assistir esses grupos. Está de parabéns a Prefeitura Municipal de Teresina por presentear a cidade com esse lindo espetáculo, espero que isso aconteça mais e mais, pois só assim, nosso povo vai poder ter acesso a cultura nacional”, disse Sara Nascimento.
Para a realização deste espetáculo em Teresina, o Grupo Os Cabras de Lampião contou com o apoio da Fundação Cabras de Lampião, Governo do Estado de Pernambuco, Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e a Prefeitura Municipal de Teresina. Para conferir trechos do espetáculo através de vídeo e fotos, basta seguir a página @cultura_the no Instagram, por lá o cidadão também tem acesso a agenda cultural pública, bem como as oportunidades de cursos ligados à área da cultura.
Fonte: FMC