Será lançado ainda no primeiro semestre deste ano o Protocolo de Prevenção e Atendimento às Crianças e aos Adolescentes em Situações de Risco e Vulnerabilidade Social. Para a construção do documento, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) contou com diversos parceiros em uma comissão interinstitucional que deve ser permanente.
O Protocolo traz orientações de como agir em casos de violação do direito das crianças e adolescentes em todos os âmbitos, apresentando também ações de prevenção. São intervenções para situações de violência física, bullying, drogadição, entre outras. Contribuíram a Fundação Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Educação, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente de Teresina e Guarda Civil Municipal.
“Estamos na etapa de diagramação do documento e plano de divulgação. Logo depois começaremos a executar as ações de prevenção planejadas. O Protocolo foi construído por diversos olhares, contando com intervenções a partir de cada parceiro. A escola desempenha um importante papel na formação e desenvolvimento do ser humano para a produção de valores e para uma cultura de paz, por isso é essencial que a educação municipal garanta o cumprimento desse papel”, destaca Geane Alves, gerente de Ensino Fundamental da Semec e membro do comitê.
Fonte: Semec