GeralLocalPolítica

População de Teresina poderá contar com transporte público gratuito

A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) pretende implantar ainda este ano um sistema de transporte gratuito na cidade. A informação foi repassada ao Meionorte.com nesta terça-feira (10) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro) e confirmada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

O prefeito Dr. pessoa se reuniu às 9h, no Palácio da Cidade, com o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito Bruno Pessoa para debater o assunto. Após o encontro, o prefeito comunicou que só vai se manifestar na quarta-feira (11).

Ao deixar o gabinete, Bruno Pessoa declarou que a tarifa zero nos ônibus é uma das medidas para sanar a crise no sistema de transporte da cidade e que a gestão vai fornecer mais detalhes sobre essa medida após uma conversa com a Procuradoria do Município.

“A gente tem tentado resolver apresentando várias opções ao prefeito de Teresina e esperamos amanhã, junto com o prefeito, conseguir dar uma boa notícia à população. Entre as opções estão a gratuidade que vocês [imprensa] especulam, mas apenas amanhã vamos dar uma resposta mais concreta amanhã”, falou.

A assessoria da Strans confirmou no início da manhã que circula entre as autoridades do poder público municipal a proposta de gratuidade do transporte público. “A informação procede, porém, ainda em discussão. O Superintendente [Bruno Pessoa] e o Diretor de Transportes foram para uma reunião na Prefeitura com o Prefeito [Doutor Pessoa]. Ainda faltam dois Consórcios fecharem com a Strans”, diz a nota.

Segundo o presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, essa medida já foi apresentada aos consórcios das empresas e representantes do sindicato.

Como vai ser 

O custo do transporte público na capital chega a R$ 8 milhões por mês, relata a fonte. Com empresas privadas, Governo do Estado, Poder Judiciário e demais entes custeando parte da compra de vale transporte dos seus funcionários, o montante será alocado para um fundo da PMT, gerido exclusivamente pelo município. Se o arrecadado chegar a R$ 4 milhões, por exemplo, a Prefeitura irá completar o restante com recursos próprios.

Com informações portais Meio Norte e Cidade Verde

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo