Visando resgatar a cultura do reisado, a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), através das ações da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), vem incentivando grupos culturais em diversas regiões da cidade, atuando diretamente dentro dos bairros e comunidades rurais, onde a tradição conseguiu se manter viva. Um desses exemplos vem da região da Formosa, que fica localizada a cerca de 50 km da região central da cidade, lá a garra do mestre Raimundo Branquinho e do Grupo Reisado Boi Estrela, fez com que a Folia de Reis resistisse ao tempo, e todo dia 06 de janeiro, crianças e adultos se unem para celebrar a data que lembra o momento em que reis magos festejaram o nascimento de Jesus Cristo.
Homem simples, com a vida dividida entre o campo, a família e a cultura, Raimundo Branquinho, é um dos nomes mais importantes da cidade quando se fala em reisado, para ele, a participação do poder público nas festividades folclóricas desenvolvidas nas comunidades é de extrema importância, pois ajuda diretamente os grupos que resistentes. Além de passar os ensinamentos para os mais novos, o mestre também é o responsável pela montagem das vestimentas e fabricação dos personagens, a exemplo do boi, do jaraguá, da piaba, entre outros, que encantam o público durante as apresentações que ocorrem entre os meses de dezembro e janeiro.
“Há 27 anos venho dando continuidade aos ensinamentos repassados pelo meu pai, e hoje vejo que meus esforços deram frutos, pois todos os anos mais pessoas comparecem a nossa comunidade para celebrar com a gente a Festa de Reis, além disso também recebo de terceiros, proposta para fabricação dos personagens e isso me leva a crer que em breve Teresina volte a ter muitos grupos de reisado. Também vale destacar o apoio da Prefeitura de Teresina e da Fundação Monsenhor Chaves, que para mim merece aplausos por está contribuindo com esse resgate do reisado”, comenta Raimundo Branquinho.
O presidente da FMC, Ênio Portela, destaca a parceria da pasta da cultura com os mestres de reisados, ele comenta que nos últimos dois anos, os grupos existentes passaram ter uma atenção especial, recebendo apoio para a realização das atividades que ajudam a manter viva a tradição do reisado. O gestor disse ainda que a pedido do prefeito Dr. Pessoa, essas festividades voltaram a ser realizadas nas comunidades, para que as pessoas, em especial as que possuem um menor poder aquisitivo, possam participar das comemorações.
“É uma tradição que as famílias teresinenses gostam muito, especialmente as que vivem nas áreas rurais e periféricas, onde as pessoas costumam valorizar nosso folclore. Não vamos medir esforços para continuar contribuindo com esses grupos, inclusive já iniciamos um diálogo com o prefeito Dr. Pessoa para melhorarmos os investimentos neste setor”, confirma Ênio Portela.
Neste sábado (07), as comemorações continuam, desta vez no bairro Promorar, na zona Sul da capital, onde ocorrerão apresentações dos reisados Reis de Ouro, Boi Estrela, Grupo Candeeiro Cultural, além de atrações musicais da comunidade. O evento será realizado no pátio da Igreja de Santa Luzia e será aberto ao público que desejar conferir de perto um pouco da tradição religiosa.
Fonte: FMC