DestaquesGeralLocalPolítica

Semcaspi e Sasc participam de almoço com população em situação de rua

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e a Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc) participaram nessa segunda-feira, 26, de almoço promovido pela Pastoral de Rua, com o público assistido. O almoço contou com a presença solene da governadora do Piauí, Regina Sousa.

Além da confraternização com os órgãos que atuam com a Assistência Social, o momento celebrou também os 30 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre João Paulo.

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, assim como a Prefeitura Municipal de Teresina, a Pastoral de Rua tem feito um trabalho de acolhimento à população em situação de rua.

“A Prefeitura de Teresina, por meio da Semcaspi, reconhece o trabalho desenvolvido pela Pastoral de Rua, que tem feito articulações com o nosso Centro de Valorização para a População em Situação de Rua, fortalecendo a política e a atenção oferecidos a este público, que já se encontram bastante vulneráveis”, ressaltou.

Para Regina Sousa, governadora do Piauí, o atendimento especializado para a população em situação de rua ajuda a promover dignidade e cidadania.

“É um trabalho muito bom, de acolhimento à população em situação de rua, promovido pela Pastoral de Rua, coordenado pelo Padre João Paulo e a gente tem apoiado este trabalho. Para que estas pessoas se sintam acolhidos e com a autoestima elevada, até porque tratam-se de pessoas que não vivem sob pressão, esta é a pedagogia da população de rua, que é quando eles querem, eles não aceitam fazer nada por obrigação”, pontuou.

Padre João Paulo, coordenador da Pastoral de Rua, a ação teve como objetivo unir as duas esferas do poder público, municipal e estadual, para fortalecer parcerias nos serviços oferecidos à população em situação de rua.

“A presença do poder público neste momento é muito importante, porque estão reconhecendo o trabalho que a gente faz diariamente e desenvolvendo, além dos parceiros. Isso só motiva e incentiva o trabalho realizado para a população em situação de rua”, destacou.

Acolhimento e oportunidades

Kelson Regis, assistido pela Pastoral de Rua, fala que os serviços oferecidos pelo poder público e pelas instituições à população em situação de rua é uma forma de acolher e proporcionar oportunidades. “Este acolhimento é muito importante para mim, especialmente, para mim que sou de outro estado, sou do Maranhão, e que hoje, moro na rua. É muito bom saber que as autoridades estão fazendo algo por nós, por este acolhimento”, comentou.

Fonte: Semcaspi

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo