Os costumes do nosso povo, a culinária, a arquitetura de Teresina foram temas de uma feira que aconteceu na Escola Municipal Deputado Antônio Gayoso, localizada na zona Norte de Teresina, o projeto “Feira do Patrimônio Cultural”. A ação envolveu estudantes do 6ª, 7º e 9º ano, com a exposição de temas específicos. O 6° ano trabalhou as lendas “Num-se-pode” e “Cabeça de Cuia”. O 7° ano trabalhou o tema Arquitetura, focando na Praça da Bandeira. E os alunos do 9° ano trabalharam os costumes de Teresina, com a alimentação típica, e a Arquitetura, focando na Praça Pedro II.
Foi a primeira edição da Feira que teve como objetivo propiciar aos alunos um maior reconhecimento, senso crítico, apropriação, valorização e preservação dos bens culturais de Teresina. Além disso, contribui para a formação de cidadãos mais conscientes acerca de nosso patrimônio cultural.
O projeto desenvolveu atividades que contemplam a memória, a história e a cultura de Teresina. Portanto, os alunos da unidade de ensino se tornarão cidadãos que estarão mais preocupados e que cuidarão do nosso patrimônio cultural, contribuindo com sua preservação.
“Como professor da escola, fui responsável por coordenar o projeto na instituição de ensino. Eu pude perceber de perto a interação que meus alunos tiveram com o projeto e a dedicação para realizá-lo. Acredito fortemente que eles se tornarão bons cidadãos que cuidarão do nosso patrimônio cultural e como professor deles eu estou orgulhoso”, disse o professor coordenador do projeto, Pablo Daniel.
Fonte: Semec