A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Produção Agropecuária (SEMP), com objetivo de fomentar a comercialização de produtos agroecológicos dos pequenos produtores da cidade de Teresina, realizou, no primeiro semestre de 2022, oito edições da Feira nos Condomínios, gerando uma renda de mais de 15 mil reais aos feirantes de cinco comunidades da capital.
A feira teve início, em 17 de setembro de 2022, sendo realizada no condomínio Verde Que Te Quero Verde, zona Sul e finalizada, neste semestre, no condomínio Empress, zona Leste da capital, totalizando um público de três mil pessoas que participaram das oito edições da feira de forma direta.
Para o secretário da SEMP, Edvaldo Marques, a feira é uma grande oportunidade para os moradores do condomínio adquirirem produtos com qualidade, sem precisar se deslocarem para mercados distantes, além de proporcionarem a geração de renda aos pequenos produtores e feirantes.
“A feira é uma ótima oportunidade para os moradores dos condomínios adquirirem seus produtos agroecológicos, sem o uso de agrotóxicos. Neste ano de 2022, a feira superou todas as nossas expectativas e, com certeza, no próximo ano, daremos continuidade neste belíssimo trabalho que incentiva a produção agrícola da cidade, gerando renda aos pequenos produtores”, afirma Edvaldo Marques.
Ao todo, foram contemplados 17 condomínios de quatro zonas da cidade (Norte, Sul, Leste e Sudeste) que receberam produtos oriundos diretamente da produção com preço acessível e livres de agrotóxicos. Dentre os condomínios contemplados estão: Condomínio Jade, Village Leste III (Leste), Condomínio Reserva do Norte 2 (Norte), Bem Viver II (Sul) e Condomínio Plaza Mayor (Sudeste).
No primeiro semestre, participaram da feira cinco comunidades: Serra do Gavião, Soinho, Ave Verde, Camboa e Povoado Alegria, onde levaram produtos agroecológicos, orgânicos, todos naturais e saudáveis para saúde humana. Os principais produtos comercializados foram: hortaliças, frutas, galinha caipira, ovos, mel e outros.
A “Feira no Condomínio” é uma realização da Secretaria de Produção Agropecuária (SEMP), em parceria com a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Rural (SAAD Rural) e com os pequenos produtores da capital.
Fonte: Semp