Com o objetivo de estimular e ampliar a comercialização de produtos agroecológicos dos pequenos produtores de Teresina, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Produção Agropecuária (SEMP), realizou, na sexta-feira (2), a 8ª edição da Feira de Arte e Agricultura Familiar, na rua Climatizada, localizada na praça Rio Branco, no Centro da cidade.
De acordo com o secretário executivo da SEMP, Franklin Neto, a feira tem como principal objetivo incentivar a produção e comercialização dos pequenos produtores.
“Os feirantes estão satisfeitos com a realização da feira, que é uma ótima oportunidade para os pequenos produtores venderem seus produtos, assim, fomentando a produção e a comercialização, além de proporcionar a sociedade produtos naturais que fazem bem a nossa saúde. Hoje, temos mais de dez comunidades participando, entre elas, as comunidades Soinho, Vale da Esperança, Serra do Gavião e Dirceu”, afirma.
A feira contou com exposição de produtos agroecológicos oriundos das zonas Urbana e Rural da capital e com a exposição de produtos artesanais, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC).
A feirante Claudimar Oliveira participa da feira desde sua primeira edição e fala da importância de sua realização.
“Com a feira conseguimos expor nossos produtos e vendê-los de forma mais rápida, assim gerando uma renda melhor para nós. Espero que a Prefeitura continue realizando feiras como está, estou muito satisfeita “, ressalta.
Além de ampliar a comercialização dos produtos, a feira proporciona a população acesso a produtos livres de agrotóxicos e com preço acessível à população, vindos diretamente da agricultura familiar, assim, fomentando sua produção e comercialização.
Durante a realização da 8ª edição da Feira de Arte e Agricultura Familiar muitas pessoas aproveitaram para fazer suas compras e levarem produtos diretamente da produção.
“A feira, além de estimular a venda dos produtos, nos proporciona a adquirir produtos naturais, diretamente do homem do campo, assim, ajudando para a qualidade de nossa saúde que é mais importante“, destaca dona Maria do Carmo Santos.
A Feira de Arte e Agricultura Familiar é uma realização da Secretaria de Produção Agropecuária (SEMP) e tem como madrinha a primeira-dama, Samara Conceição. O evento conta com a parceria da SAAD RURAL, SEMDUH, SEMDEC e outras secretarias do município.
Fonte: Semp