A Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sudeste, por meio de sua Gerência de Serviços Urbanos (GSU), já começou a executar as ações de prevenção aos problemas que podem ser causados pelo período chuvoso. A frequência dos serviços de limpeza urbana, por exemplo, principalmente em áreas de risco, aumentou nas últimas semanas.
As equipes da GSU têm priorizado os locais de maior circulação de pessoas, praças e entornos de escolas e mercados públicos, além de aumentarem a atenção a pontos que possuem fluxo de água, como bueiros e galerias. “Os bueiros e galerias precisam de cuidados especiais, porque costumam acumular muitos materiais, como lixo e mato. O risco de acontecerem acidentes e alagamentos durante as chuvas por conta de entupimento, principalmente, são muito grandes quando não se é realizada a manutenção correta”, destaca o gerente de Serviços Urbanos da SAAD Sudeste, Gilberto
As galerias estão no cronograma diário de serviços, com equipes que trabalham nesses locais de 6h30 às 12h, realizando uma limpeza completa. Varrição, campina, desentupimento e remoção de materiais são os principais trabalhos executados.
“A PMT tem investido cada vez mais em limpeza urbana, aumentando as equipes e priorizando pontos críticos. Uma coisa que a gente constata facilmente é que o trabalho realizado pela prefeitura tem que ser complementado pelo controle correto da produção e descarte de lixo pela população. Aproveitamos para reforçar o pedido para que as pessoas façam o descarte correto do seu lixo e denunciem quem joga lixo em espaços públicos”, ressalta o superintendente Zé Nito.
Denúncias e solicitações podem ser feitas presencialmente, por meio de abertura de protocolo na sede das superintendências, ou virtualmente, através do usuário externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que pode ser acessado AQUI (https://processoeletronico.pmt.pi.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usuario_externo_gerar_senha&id_orgao_acesso_externo=0). A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), por meio do Programa Lixo Zero, também disponibiliza um canal no WhatsApp para onde as denúncias podem ser direcionadas. O número é 86 99402-3074 e a denúncia é anônima.
Fonte: Saad Sudeste