DestaquesGeralLocalPolítica

HUT implanta Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio

Conhecido como “ataque cardíaco”, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) acontece quando há um bloqueio do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco. Em uma situação de urgência como essa, os primeiros minutos são essenciais para o paciente.

Por isso, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), com o apoio da Unidade de Educação Continuada realizou, durante essa semana, treinamentos da sua equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) na Linha de Cuidado do IAM e do AVC (derrame) com o objetivo de aprimorar o atendimento de urgência e emergência, tratamentos e reduzir o risco de morte.

O treinamento foi conduzido pelos analistas e técnicos da Secretaria de Saúde do Estado e a enfermeira Ana Valéria, representante da plataforma Join, sistema que disponibiliza cardiologistas e neurologistas 24 horas, por meio da telemedicina, que orientam as equipes assistenciais na ponta.

Essa nova estratégia do Ministério da Saúde expande, qualifica e dá agilidade ao tratamento de doenças cardíacas pelo SUS. “Quanto mais precocemente agirmos em relação a um infarto, melhor será o atendimento aos pacientes podendo salvar muitas vidas”, reforçou Hormone Rodrigues, médico e diretor técnico do HUT.

Com a implantação da linha de cuidado do IAM, o HUT discute ainda a implantação de um novo fluxo que permitirá ampliar e descentralizar os atendimentos para casos de infarto na rede municipal de Teresina desde o diagnóstico rápido até os tratamentos com trombolítico e cateterismo.

Em média, já foram feitos mais de 250 procedimentos somente nesse ano relativos ao Infarto Agudo do Miocárdio no HUT. Em outubro, a unidade registrou 18% a mais de casos em relação ao mesmo período de 2021.

Fonte: HUT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo