Foram concluídas as atividades da primeira turma do curso Aromas e Sabores, parte do Termo de Cooperação entre Nova Ceasa, Superintendência de Parcerias de Concessão (Suparc) e Instituto Federal do Piauí (IFPI) com o objetivo de desenvolver ações voltadas para educação e integração dos estudantes nos projetos de PPP contratados pelo Governo do Piauí. O curso visa proporcionar às entidades beneficiadas pelo Banco de Alimentos, através de palestras e oficinas, os conhecimentos sobre técnicas de conservação de alimentos e aplicações de técnicas culinárias que possam originar novos produtos e gerar fonte de renda.
O projeto está sendo executado pelos alunos e professores do IFPI campus Teresina Zona Sul. “Os próprios alunos elaboraram ou adaptaram as receitas e ministraram as oficinas. São 12 alunos envolvidos no projeto, 10 de Tecnologia em Gastronomia (superior) e dois de Técnico em Nutrição e Dietética. É uma experiência excelente pra eles. São alunos que já estão finalizando o curso e tendo essa vivência prática de transmissão do conhecimento”, explica a Professora do IFPI, Mariana Morais, que está supervisionando as turmas.
A oficina foi dividida em duas etapas: as classes gastronômicas e a de compostagem. A gastronômica ensina as preparações com os alimentos que são doados, e a de compostagem ensina a utilizar os resíduos de alimentos e folhagens nessa técnica. As frutas e verduras utilizadas na atividade foram doadas pelo Banco de Alimentos. Participaram também alguns alunos de Nutrição da Faculdade Santo Agostinho, que estão estagiando no Banco de Alimentos.
As oficinas gastronômicas foram realizadas no laboratório de cozinha do IFPI Zona sul. A palestra sobre educação ambiental e oficina de compostagem aconteceu no sítio da professora Edna Chaves e o IFPI disponibilizou transporte para o deslocamento dos participantes.
As entidades que estão participando são: Associação dos cegos, ASA, Valorizar a vida, Casa Savina Petrilli, APAE, Casa de Maria (RFCC), Associação Beneficente São Paulo Apóstolo, Associação dos Amigos da Sopa, Casa de Maria, Casa Frederico Ozanan, FUNACI, Serva de Maria Rainha dos Corações, Igreja Ebenezer Boas Novas, Fundação Nossa Senhora da Paz, Escola João Paulo I, Gaivotas que voam longe, Viver com dignidade. Cada entidade tem um participante inscrito na oficina.
Fonte: Suparc