Internos da Penitenciária Major César realizam aula prática de curso profissionalizante ofertado pela Seduc
Durante a manhã da segunda-feira (19), os internos da Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira, localizada na Rodovia BR-343, Zona Rural de Altos, tiveram a oportunidade de dar continuidade a mais um dia de aula do curso profissionalizante de Produtor de Artefatos Pré-Moldados de Concreto, ofertado pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS).
As aulas práticas realizadas, que contam como prova para avaliar o desempenho dos estudantes, levou os internos para uma fábrica existente na penitenciária. Na ocasião, eles puderam testar os conhecimentos adquiridos ao logo do curso e de atividades que já vinham sendo desenvolvidas antes no local.
“Durante essa etapa avaliamos o conhecimento dos internos referente ao processo de fabricação no tocante aos insumos, ferramentas, utensílios e equipamentos de proteção individual, assim como as várias etapas da produção do artefato pré-moldado de concreto” explica o engenheiro e professor do curso, Gil Eannes.
Fazendo parte do programa Certific da Seduc, o curso teve a sua aula inaugural ocorrida no dia 29 de agosto e contou com aulas teóricas e práticas e com uma entrevista individual realizada por uma psicóloga e uma assistente social que escutaram os relatos dos trabalhadores sobre sua trajetória profissional e pessoal, possibilitando a identificação do perfil do profissional correspondente à experiência de vida e de trabalho.
A nova edição do programa Certific busca a ressocialização de presidiários através de uma educação que possibilite que, ao fim do cumprimento da pena, eles saiam com a formação necessária para ingressar no mercado de trabalho profissionalmente.
A entrega do certificado de conclusão de curso será feita por meio de uma solenidade que acontece no dia 29 de setembro na penitenciária, a partir da 9h.
Reeducandos de Oeiras assistem à revisão do Enem
Internos da Penitenciária Regional de Oeiras assistiram, nesse domingo (18), à revisão do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, o Enem PPL. As aulas aconteceram através da parceria entre a Secretaria de Justiça e a Secretaria de Educação que contempla a educação no sistema prisional.
As próximas revisões estão previstas para ocorrerem nos presídios de Campo Maior (08/10), Parnaíba (09/10), Esperantina (04/11) e na Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, em Teresina, no dia 26 de novembro.
O Piauí é destaque nacional no âmbito da educação do sistema prisional, segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O Estado está entre os primeiros com o maior número, proporcionalmente, dos internos que desempenham atividades educacionais nas unidades penais.
Fonte: Sejus