Desde que a Águas de Teresina assumiu a operação do sistema de abastecimento da Tabocas, em agosto de 2021, cerca de 700 moradores que antes sofriam com problemas no abastecimento, hoje, estão com acesso à água tratada diariamente. De lá para cá, a empresa implantou 1.500m de rede de distribuição que abastece as casas da localidade. Com a troca da estrutura, houve um ganho de pressão, fazendo a água chegar todo dia na casa dos moradores.
O sistema de abastecimento do núcleo urbano também recebeu limpeza, dosagem de produtos químicos para tratamento da água dos poços e instalação de hidrômetros. “Não tínhamos saneamento básico, cheguei a ficar internada, pois a água não tinha tratamento. Hoje, vivo uma realidade bem diferente, a água é de qualidade e saudável. Melhorou muito a nossa qualidade de vida. Não temos mais casos de internação na comunidade”, destaca a moradora Lindinalva Francisca de Freitas Alves.
As ações de melhoria e infraestrutura de abastecimento foram certificadas pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), órgão do Ministério Público do Estado do Piauí. “O trabalho do MP é estar próximo das empresas para beneficiar a população e, nesse caso, vimos que o trabalho executado pela Águas de Teresina, na localidade, foi um avanço, uma vez que não tinha água com regularidade e hoje há um serviço de qualidade”, destacou o promotor de Justiça e coordenador-geral do Procon, Nivaldo Ribeiro.
“O acesso à água tratada, de qualidade e com regularidade é essencial para a saúde das pessoas, reduzindo a desigualdade social e trazendo mais dignidade às famílias. Os benefícios que levamos à comunidade da Tabocas, no que diz respeito ao sistema de abastecimento, refletem na redução de doenças, nas internações hospitalares e nos gastos com medicamentos. Isso representa mais qualidade de vida”, destaca o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.
Fonte: Agespisa