Um evento na manhã desta quinta-feira, 15, no Diferencial Buffet, marcou o lançamento do ciclo formativo do EJATEC 2022. A ação é parte da expansão da Educação Profissional e Técnica (EPT) no Estado para o público atendido pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta é articular a formação geral com a formação técnica, na perspectiva de uma formação profissional integrada e emancipatória.
Com carga horária total de 40 horas, a formação é voltada para professores de Educação Profissional, Formação Geral básica, coordenadores e gestores de CEJAS e CEEPS ofertantes de EJATEC (cursos de Administração e Informática) e equipes técnicas das Gerências Regionais da Educação (GREs) e SEDUC. A ação tem o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Itaú Educação e Trabalho.
O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, comentou sobre a expansão da EPT nas últimas duas décadas com espaços escolares adequados e oferta de cursos que atendam às necessidades dos estudantes e do mercado. “Tínhamos uma escolaridade muito baixa anos atrás e agora estamos em um processo de articulação com parceiros importantes para expandir e dar oportunidade aos estudantes em todos os níveis de ensino”, explicou o secretário.
A formação é dividida em 4 módulos: Módulo 1 – Como articular EJA e EPT; Módulo 2 – O que é formar para o mundo do trabalho; Módulo 3 – Como ressignificar as práticas escolares; e Módulo 4 – Currículo na rede: o que considerar. Os encontros acontecem totalmente on-line e são divididos em encontros síncronos, em tempo real, onde o formador e o cursista irão interagir, ao mesmo tempo, em um espaço virtual, e encontros assíncronos, que acontecerão sem a necessidade de uma interação em tempo real. Cada cursista realizará a atividade no momento mais adequado à sua rotina.
Fonte: Seduc