DestaquesGeralLocalPolítica

Planejamento e desenvolvimento territorial do Piauí são o foco de Seminário

Entre os dias 23 e 25 de agosto, a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) realizará o seminário “Piauí: Planejamento e Desenvolvimento Territorial”, no Gran Hotel Arrey, em Teresina. O evento terá debates que contemplam os aspectos do desenvolvimento regional, territorial, da ética e sustentabilidade, a partir da abordagem de palestrantes com expertise nas áreas de estudo.  
O seminário ainda celebrará o aniversário de 15 anos da Lei do Planejamento Participativo e Territorial, que instituiu os 12 Territórios de Desenvolvimento (TDs) e uma nova forma de fazer e de administrar as diferentes regiões do Piauí, com mecanismos de descentralização que asseguram a participação de setores da sociedade no planejamento do Estado, bem como amplia espaços de discussão, articulação, consulta e deliberação de políticas públicas.
Segundo a secretária de Estado do Planejamento, Rejane Tavares, “o seminário reforçará a estratégia do Planejamento a partir dos Territórios, trazendo estudiosos da área e promovendo uma reflexão sobre o futuro do desenvolvimento do Piauí diante da crise econômica atual e dos grandes desafios que temos de inclusão produtiva e de combate à pobreza rural”, disse.
A programação completa está no Instagram oficial do evento (@seminarioplanejamento) e contará com palestras durante as manhãs. No dia 23 de agosto, os doutores economistas Aristides Monteiro Neto e Marcio Pochmann discutirão “O cenário global e o desenvolvimento regional: desafios do Piauí e do Nordeste”. No dia 24, Arilson Favareto, sociólogo e doutor em Ciência Ambiental; e Leonel Leal Neto, coordenador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); debaterão “Desenvolvimento territorial à luz dos ODS: novos desafios pós-pandemia”. Por fim, a doutora em Ciências Sociais, Ariane Favareto, discursará sobre “Sustentabilidade e Territórios” no dia 25 de agosto.  
J
á no turno da tarde, o evento contará com mesas temáticas: “Ciclos de desenvolvimento no Piauí”, “Planejamento no Piauí: trajetória dos últimos anos” e “Vetores do desenvolvimento socioeconômico para o Piauí nos próximos anos” no primeiro dia do evento; e “Finanças solidárias no desenvolvimento territorial”, “Protagonismo das mulheres no desenvolvimento territorial”, “Governança territorial e experiências de arranjos institucionais: experiências da Bahia, Ceará e Piauí” e “Movimentos sociais e grandes empreendimentos: diálogos para construção da convivência” no dia posterior. Na ocasião, também serão apresentados os avanços e os desafios obtidos após a implementação da política de desenvolvimento territorial no Estado. 
Fonte: Seplan

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo