A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. E pensando nisso, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), traz mais uma edição do Drive Thru da Coleta Seletiva que vai acontecer neste sábado (13) das 16h às 19h.
Às vésperas do aniversário de 170 anos de Teresina, um dos melhores presentes que nossa cidade verde pode ganhar é a reciclagem de materiais. Com essa atitude, o teresinense contribui para a diminuição dos impactos ambientais causados pelo descarte irregular de lixo e para a preservação da nossa capital.
Além disso, Teresina e a população saem ganhando, pois as pessoas podem trocar seus materiais por mudas de plantas e brindes. Aqui vão algumas dicas de como separar e descartar corretamente seus resíduos.
Como separar seus resíduos recicláveis?
Plástico: Lave-os para que não sobre restos do produto, principalmente no caso de detergentes e xampus, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material. No caso de embalagens com tampas, retire-as.
Vidros: Lave-os e retire as tampas ou rolhas. Não são aceitos vidros quebrados na coleta seletiva.
Metais: Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento.
Papéis: Podem ser guardados diretamente em sacos plásticos.
Como separar o lixo doméstico?
Não misture recicláveis com orgânicos – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.
Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores. Os papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.
Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.
CURIOSIDADES:
- A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas.
- Cerca de 100 mil pessoas no Brasil vivem exclusivamente de coletar latas de alumínio e recebem em média três salários mínimos mensais, segundo a Associação Brasileira do Alumínio.
- Uma tonelada de papel reciclado economiza 10mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.
- Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam 1 tonelada de petróleo.
- Um quilo de vidro quebrado faz 1kg de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado.
- O lacre da latinha não vale mais e não deve ser vendido separadamente. As empresas reciclam a lata com ou sem o lacre. Isso porque o anel é pequeno e pode se perder durante o transporte.
- Para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil KW de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia.
- Cada 100 toneladas de plástico economizam uma tonelada de petróleo.
O vidro pode ser infinitamente reciclado.
Fonte: Semduh