DestaquesGeralMunicipiosPolítica

Escola Desembargador Pedro Sá desenvolve Projeto Petróleo e Plástico

O Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Desembargador Pedro Sá, localizado na cidade de Oeiras, vem desenvolvendo, junto aos seus alunos do ensino Médio, ações de conscientização do uso do petróleo e do plástico. O projeto surgiu com a implantação do novo ensino Médio, por meio da disciplina de Projetos Pedagógicos Interdisciplinar (PPI), na área de Ciências da Natureza. Dentre as ações que estão sendo realizadas pelos alunos estão a visita a um comércio local para pesquisa e finalidade de embalagens plásticas, análise da destinação de lixo e roda de conversa com um coordenador de limpeza sobre a coleta seletiva de lixo da cidade. Além de conscientizar os alunos sobre a mudança de comportamento em relação ao uso dos resíduos produzidos pelo plástico, o projeto tem como objetivo desenvolver uma embalagem sustentável e reciclagem de materiais descartáveis que podem ser reaproveitados. 

A professora da área de Ciências da Natureza e mediadora do projeto, Joanilze Leal, revela que também leva questões do Enem relacionadas ao tema para contribuir com o aprendizado dos alunos e prepará-los para o exame. “O projeto contribui no sentido de que os alunos agora estão aprofundando o conhecimento sobre o tema, que antes era superficial. Eles estão trabalhando também com a produção de slides, com gráficos, tabelas e entrevistas para apresentação de seminários”, destaca a professora.

“A cada ano o número da produção do plástico aumenta e, com esse crescimento, é necessário também aumentar a conscientização da população sobre um material que é tão usado. É muito importante aprender e praticar mais sobre o plástico, sua destinação, os impactos que causam e a maneira correta do descarte pela reciclagem”, acrescenta a aluna Maria Alice, estudante da 1ª série do ensino Médio.

Fonte: Seduc

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo