GeralMunicipiosPolítica
Estudantes de Luzilândia discutem sobre bullying em evento com multiprofissionais
Estudantes do CETI Cleonice Teles, de Luzilândia, participaram, na manhã desta quinta-feira (7), de ação sobre a importância de falar sobre o bullying no ambiente escolar. A atividade é parte do planejamento da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) em fortalecer a autonomia das escolas, por intermédio do Comitê Escolar de Mediação de Conflitos, com atividades que promovam a cultura de paz.
A escola atende 226 estudantes no ensino Médio Integral. De acordo com a gestora do centro de educação integral, Cassiane Mores, essa é uma ação que acontece em parceria com a equipe multiprofissional da 5ª Gerência Regional (GRE). “Reunimos o comitê de conflitos para alinharmos nossas ações na escola e vimos a necessidade da equipe multiprofissional da GRE, psicóloga e assistente social e Conselho tutelar de Luzilândia”, explicou.
A estudante Emanuela Gonçalves Ferreira, de 16 anos, conta que o tema é muito importante para que ela e os amigos possam entender mais e isso se reflita em um ambiente escolar mais saudável para todos. “Esse tema do bullying está sempre presente na sociedade em vários lugares, portanto devemos nos conscientizar das nossas atitudes e tomar cuidados com as consequências”, disse.
Equipes Multiprofissionais dão apoio às escolas
Desde 2021, a Seduc vem reforçando as equipes das Gerências Regionais da Educação (GRE) com profissionais nas áreas da Psicologia, Assistência Social, Psicopedagogia e apoio jurídico. Os profissionais foram aprovados no edital Seduc-PI/GSE N° 08/2021 para fortalecer as equipes Multiprofissionais e, através desse grupo de trabalho, vêm acompanhando situações que provocavam e/ou favoreciam situações de agressividade, violência e indisciplina entre os alunos da Rede.
Durante a pandemia o trabalho tem sido bastante intenso e abrange atualmente toda a comunidade escolar, além de técnicos nas regionais e sede da Seduc. A Seduc também entendeu a necessidade de constituir grupo nas escolas capazes de acolher e mediar conflitos. A Portaria Seduc-PI/GSE Nº 295/2021 define a implantação e o funcionamento do Comitê Escolar de Mediação de Conflitos nas escolas da rede pública estadual de Educação do Piauí como uma importante ação para fortalecer a autonomia da escola, emponderando-a para mediar conflitos entre seus membros de maneira a implantar definitivamente a cultura de paz.
Fonte: Seduc