Destaques Geral Local Política

Regina Souza participa de lançamento do livro que conta a trajetória de Dom Augusto Alves da Rocha

A governadora Regina Sousa participou, na manhã desta sexta-feira (03), da solenidade de lançamento do livro “Vida e Missão de Dom Augusto Alves da Rocha”. O evento foi realizado na Fundação Cultural Cristo Rei / Museu Dom Avelar Brandão Vilela, zona Sul de Teresina.

Dom Augusto tem hoje 88 anos e é natural de Bertolínea (PI), tendo sido sagrado bispo da Arquidiocese de Picos. Desde 2010, é bispo emérito de Floriano (PI), cidade que foi a última diocese em que atuou.

Dom Augusto disse que reagiu com muita surpresa quando soube da confecção dessa obra contando a sua trajetória. Segundo o bispo, sua vida se resume em servir ao povo de Deus, a quem agradece, em primeiro lugar, por essa homenagem.

O filósofo Ronald Souza, um dos autores do livro, revelou que a obra é resultado de anos de pesquisa sobre a trajetória de Dom Augusto, desde criança, passando pelo seminário, início do seu trabalho religioso, nos movimentos de atenção às pessoas carentes, para pessoas que precisavam de educação e de um pedaço de gestão.

“Dom Augusto, que é referência nacional e internacional, foi e é um pilar da nossa Igreja Católica, e sem dúvida nenhuma, também um pilar para aqueles que lutam por um pedaço de chão, e isso está retratado de forma sistemática no livro. Para nós, foi um prazer, uma alegria e um orgulho passar esses últimos anos fazendo essa pesquisa e entregar para a sociedade piauiense e brasileira essa grandiosa obra”, disse Ronald Souza.

O padre Abimael Nascimento, também um dos autores da biografia, destacou que a obra é inspiradora no tocante às realidades desafiadoras, a exemplo da pobreza e do analfabetismo, em que Dom Augusto lutou bastante, querendo redimi-las e superá-las. “De fato, [a obra] é um testemunho vinculado às realidades temporais, às realidades históricas, e é dever da Igreja comprometer-se com a melhora da vida de todas as pessoas que creem e as que não creem”, assinalou.

A governadora Regina Sousa, por sua vez, lembrou que Dom Augusto tem uma luta muita importante pela terra. “Quando passei a militar nessa área da questão da terra e da reforma agrária, Dom Augusto era o personagem principal e tem uma experiência muito grande, uma vivência de todas as dores, de todas as lutas pela reforma agrária. O importante agora é que esse livro seja uma memória de toda essa luta, que também não é só dele, mas também da Igreja Católica, da Pastoral da Terra e dos trabalhadores rurais. É uma luta intensa que vai ficar para posteridade, com muitas conquistas e também muitas mortes”, salientou a governadora.

Fonte: CCom

Related Posts