Os eleitores de Jair Bolsonaro (PL) e de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são os que mais estão confiantes da vitória de seus respectivos pré-candidatos, segundo pesquisa PoderData realizada de 24 a 26 de abril de 2022 com 3.000 eleitores de 283 municípios nas 27 unidades da Federação.
Entre os que declararam voto no atual presidente, 89% acham que Bolsonaro conseguirá ser reeleito ao Palácio do Planalto. Já entre os que escolheram Lula, a taxa de confiança de vitória é de 85%. A margem de erro geral da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Dos entrevistados que escolheram Ciro Gomes (PDT), 53% não souberam responder se o pré-candidato ganhará ou não o pleito. Outros 36% estão confiantes da eleição do pedetista.
Quando o recorte considera só os eleitores de João Doria (PSDB), 36% acham que o tucano não será eleito presidente da República, enquanto 52% têm a percepção oposta, e 12% não souberam responder.
Como os dados do infográfico acima são de um recorte específico da pesquisa PoderData, a margem de erro é maior do que a considerada para a amostra geral, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Por isso, é possível afirmar que Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados na taxa de confiança de vitória.
O Poder360 considerou só os dados de pré-candidatos que pontuaram mais de 3% no cenário geral para evitar resultados que possam distorcer a percepção do leitor.
“Você acha que o candidato que escolheu na pergunta anterior vai ganhar a eleição?”, diz a pergunta feita depois da aferição da intenção de voto dos entrevistados.
Os resultados mostram que Bolsonaro, mesmo atrás nas pesquisas, consegue manter uma base fiel de seguidores engajada. É um sinal de confiança dado por seus eleitores (36% no 1º turno). E mostra um voto consolidado, assim como o de Lula.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 24 a 26 de abril de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 283 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-07167/2022.
Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
RESULTADOS DE 1º TURNO
Lula tem 41% das intenções de voto no 1º turno das eleições, segundo a mesma rodada da pesquisa. Bolsonaro vem na sequência, com 36%. A diferença entre os 2 é de 5 pontos percentuais, a mesma registrada no levantamento de 15 dias antes.
Fonte: Poder360