Com o objetivo qualificar a atuação da inspeção e preparar a equipe para orientar as escolas sobre como regularizar a vida escolar dos estudantes, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), deu início, nesta terça-feira (26), a formação Sistema Estadual de Ensino: escrituração, monitoramento e regularização das escolas. O encontro acontece no Buffet Diferencial, em Teresina.
A professora Ana Rejane, diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), revela que esse evento visa o aperfeiçoamento do funcionamento das ações de inspeção da Seduc e Gerências Regionais de Educação (Gres).
“A formação pretende qualificar a atuação da inspeção e preparar a equipe para orientar as escolas sobre como regularizar a vida escolar dos estudantes, seja do ponto de vista da documentação ou regularidade funcional das escolas. O nosso objetivo é a partir daqui cada equipe traçar um plano de trabalho para um processo de orientação das secretarias escolares. Nós vamos fazer toda uma vistoria na documentação dos alunos justamente para eliminar o que chamamos de lacuna na vida escolar. São alunos que não tem documentação ou ausência de certificado para que seja feita a reclassificação e seja organizado toda a vida escolar desses estudantes. Além disso, hoje a tarde nós estamos com o Conselho Estadual de Educação instalado na formação justamente pra fazer recomendações de como deve ser o processo de inspeção não só na rede estadual, mas também na rede privada e nas redes municipais que não tem conselho municipal de educação”, afirma a diretora da UGIE.
O público-alvo são os coordenadores de gestão e inspeção das 21 gerências regionais, mais técnicos de inspeção, supervisor de registro da vida escolar de cada gerência e equipe de inspeção e de registro da vida escolar da Seduc.
O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, destaca que até o final do ano, toda a rede passará pelo processo intenso de regularização em questões como registros, Projetos Político Pedagógicos, entre outros parâmetros legais.
“Tem muita coisa aí para gente trabalhar nesses próximos meses e dar conta da presença dos nossos estudantes nas nossas escolas, após dois anos trabalhando de forma remota e em modelo híbrido. Agora nós estamos de volta ao ambiente escolar e precisamos ainda mais de nossos profissionais como dos que vão até as escolas, como nossos técnicos de inspeção e os nossos técnicos de ensino”, revela o secretário.
A coordenadora de gestão e inspeção da 1ª GRE (Parnaíba), Sirliane Cordeiro, diz que o evento é de suma importância porque, além de reunir todos os coordenadores de gestão e inspeção, também reúne os responsáveis pela documentação de alunos, pelos registros.
“Nós estamos aqui literalmente aprendendo, renovando os nossos conhecimentos em assuntos como registro Seduc, Mobieduca.ME, tudo sobre a vida escolar do aluno, uma formação muito boa que vai nos capacitar ainda mais para o exercício do nosso trabalho. Vamos trocar ideias, experiências, um momento de vivenciarmos de forma presencial e ter esse relacionamento, esse corpo a corpo, tanto com o secretário, como com a equipe da Seduc e os nossos colegas de trabalho das outras Gres”, finaliza a coordenadora.
Fonte: Seduc