GeralLocalNacionaisPolítica

As obras de escolas que o Centrão de Ciro Nogueira abandonou no Piauí

A escola não tem alunos, nem professores, nem banheiro, nem janelas. Também não tem nome. Tem, em vez disso, lixo por todos os lados, insetos e um colchão largado. No meio da imundície vive uma família de porcos. Não fosse pelas carteiras reviradas, ninguém desconfiaria de que aquela construção na zona rural de José de Freitas (PI), a uma hora de distância de Teresina, era para ser um colégio. Muito menos que essa obra deveria ter sido entregue nove anos atrás.

Uma empresa foi contratada pela prefeitura da cidade para erguer a escola em 2013. A construção seria finalizada em 120 dias, bancada com recursos do FNDE – o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, órgão que administra as verbas do Ministério da Educação a serem aplicadas nos estados e municípios. O FNDE se comprometeu a enviar 130 mil reais para que a prefeitura pagasse a construtora, mas a promessa não foi cumprida. Até hoje, segundo os registros do próprio FNDE, a prefeitura só recebeu 75 mil reais para terminar a obra. O contrato com a empreiteira foi prorrogado quatro vezes, a última delas em 2016. Desde então a obra está abandonada, sem qualquer utilização.

“Tem quase dez anos que essa escola tá aí, aos pedaços. Abandonaram totalmente, ninguém nunca soube o porquê”, diz Iracema Barroso, dona de casa que vive perto do colégio, no povoado Creoli, que fica a cerca de 10 km do centro da cidade. Ela conta que, durante quase três anos, a escola chegou a funcionar com 42 alunos, mesmo inacabada. Sua sobrinha estudou ali durante esse período. Como não havia banheiro no colégio, a menina precisava ir até em casa para fazer suas necessidades. Crianças que moravam mais longe não tinham essa opção, então recorriam ao terreno que fica atrás da escola. Não há outra escola no povoado. Hoje as crianças do Creoli precisam estudar no centro da cidade.

A falta de verbas para essa obra contrasta com a dinheirama que tem sido distribuída pelo FNDE nos últimos meses. Conforme revelou o Estadão, o órgão – aparelhado pelo Centrão e presidido por Marcelo Ponte, ex-chefe de gabinete do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira – autorizou 2 mil novas obras de escolas em várias cidades, embora o país tenha hoje 3,5 mil obras inacabadas, esperando por recursos há anos. Essas novas obras foram apelidadas de “escolas fake”, já que o FNDE não tem orçamento suficiente para custear todas até o fim. Elas servem, no entanto, para dar palanque a prefeitos e parlamentares em ano eleitoral. Só no Piauí, terra de Nogueira, foi autorizada a construção de 52 novas “escolas fake”. Enquanto isso, em outros colégios, como o de José de Freitas, obras já contratadas não receberam os recursos prometidos e foram abandonadas.

Roger Linhares, prefeito de José de Freitas, é do Progressistas, mesmo partido de Nogueira. Os dois aparecem em várias fotos juntos nas redes sociais de Linhares. Em outubro do ano passado, depois de se reunir com Nogueira em Brasília, o prefeito anunciou ter obtido recursos para vários projetos do município, entre elas a renovação da frota de ônibus escolares com verbas do FNDE. Nenhuma palavra sobre a escola largada aos porcos. Procurada pela piauí, a assessoria de Linhares afirmou que, quando ele recebeu as obras inacabadas da gestão anterior, não havia documentos no sistema do FNDE que permitissem retomar as construções. “Ele teve todo o interesse em retomar as obras”, disse a assessoria, mas “teve toda uma burocracia para que pudesse dar continuidade”. Segundo a prefeitura, os projetos agora estão refeitos e as obras serão retomadas em breve.

A poucos quilômetros do povoado Creoli, às margens da rodovia PI-366, ainda no município de José de Freitas, há outra obra que foi contratada em 2013 e hoje está abandonada. Onde deveria haver um colégio com duas salas de aula há apenas paredes de concreto e tijolos quebrados do lado de fora. Dos 248 mil reais prometidos pelo FNDE, só foram entregues 124 mil. Francisco Lemos, que mora na outra margem da estrada, em frente à obra, conta que faz anos que não aparecem mais pedreiros para tocar a construção. Para mostrar à piauí a deterioração da obra, ele precisou sacar um facão e cortar o mato que já cerca por todos os lados o terreno onde ficaria a escola. Parte da construção é inacessível. O sobrinho de Lemos, que mora com ele, poderia estudar ali. Em vez disso, o menino, de cinco anos, precisa ser levado de moto até o centro da cidade para ter aulas.

         O esqueleto da obra de um colégio na zona rural de José de Freitas (PI) — Foto: Vitória Pilar

Em 2017, constatando o atraso nas obras – que àquela altura já chamava atenção – o Ministério Público Federal abriu um inquérito civil para apurar se houve crime de improbidade administrativa por parte da prefeitura de José de Freitas, já comandada na época por Roger Linhares. O caso não foi para frente, e o inquérito terminou com apenas uma recomendação, feita em 2019: que fossem retomadas as obras das duas escolas, além de duas creches que estavam paradas, e que a prefeitura adotasse “imediatamente as providências necessárias à preservação dos recursos federais já empregados”.

Nos últimos três anos, nada mudou. As obras continuam paradas e o patrimônio pago com dinheiro federal se deteriorou. As carteiras escolares estão danificadas, assim como parte das paredes construídas. Ao ser questionada sobre esse ponto específico, a assessoria do prefeito Linhares afirmou que as obras já estavam paralisadas quando ele assumiu a prefeitura, em janeiro de 2017. É evidente, no entanto, que a situação piorou desde então. As fotos da última vistoria feita pelo FNDE na escola do povoado Creoli, em junho de 2016, mostram um ambiente limpo, com as carteiras alinhadas e um ventilador de coluna. Hoje o ventilador não está mais lá, as carteiras estão reviradas e os porcos tomaram conta do lugar.

Maxwell da Mariinha, outro correligionário de Ciro Nogueira, postou recentemente nas redes sociais um vídeo que gravou em frente à sede do FNDE, em Brasília. Ele é prefeito de Altos, cidade colada em Teresina. No vídeo, gravado ao lado do deputado federal Flávio Nogueira (PT-PI), o prefeito explicou o motivo da visita: “Estamos aqui pleiteando a liberação de mais uma creche, mais um colégio [de] treze salas e uma quadra coberta.” No mesmo dia, o prefeito se reuniu com Eliane Nogueira, mãe de Ciro, que assumiu o mandato do filho no Senado desde que ele se tornou ministro do governo Bolsonaro. No dia seguinte, Maxwell da Marinha foi recebido pelo próprio ministro em seu gabinete.

A prefeitura de Altos obteve no final de 2021 autorização do FNDE para gastar 200 mil reais na construção de uma nova creche orçada em 3 milhões de reais, segundo o Estadão. Também foram autorizados 293 mil reais para a aquisição de ônibus escolares. Enquanto isso, a cidade tem duas obras de quadras esportivas escolares abandonadas por falta de verbas do mesmo FNDE. O órgão, que se comprometeu em 2013 a repassar 503 mil reais para a construção de cada quadra, transferiu apenas 125 mil para cada uma delas. Consequentemente, as obras, contratadas em 2013, mal começaram, tiveram que parar. Estão abandonadas.

A primeira quadra esportiva é anexa à Unidade Escolar Vicente Delmiro, na Comunidade Quilombo, zona rural do município. A única evidência de que algo estava sendo construído ali é a existência de alguns muros contíguos de tijolo. Também há algumas poucas barras de metal, mas tudo foi tomado pelo mato, que chega a quase três metros. A segunda quadra fica no outro extremo da cidade, no povoado Montanha. Ali, a construção se limita a seis muros de concreto: três de um lado, três de outro, formando o que seriam os extremos da quadra. Mas onde deveria estar a obra há um matagal. 

Muros de concreto e um matagal onde deveria haver uma quadra esportiva, em Altos (PI) — Foto: Vitória Pilar

Ao ser questionada pela piauí, a assessoria do prefeito de Altos alegou que a culpa pela paralisação das obras é da administração anterior, que teria executado mal a obra. Quando Maxwell da Mariinha assumiu a prefeitura, não era financeiramente viável retomar uma construção nessas condições de degradação, afirmou a assessoria. O FNDE também foi procurado para esclarecer o porquê de novos recursos não terem sido liberados para concluir as obras em Altos e em José de Freitas, mas não respondeu aos contatos da reportagem. O espaço segue aberto para manifestações.

“A gente não tem ideia se um dia vai ter quadra. Por enquanto a gente fica aqui encarando essas paredes”, lamenta José Mesquita, de 65 anos, que trabalha como vigia e faz-tudo da Unidade Escolar Deputado Prado Junior. Foi a família de Mesquita que, vinte anos atrás, doou o terreno para a construção da escola, situada ao lado da construção abandonada. Hoje, segundo ele, estudam no colégio mais de duzentas crianças que poderiam ser beneficiadas pela obra. “Tem campinho de terra aqui, mas seria bom uma quadra, né?”

Dono de uma mercearia nos arredores da escola, Camilo Rodrigues, de 38 anos, é cético quanto à possibilidade de a obra ser concluída. “Só fingiram que iam trazer a quadra pra cá”, afirma, sentado numa cadeira de plástico em frente à lojinha. Seus dois sobrinhos, de 8 e 9 anos, estudam no colégio. Ele conta que a construção não engatou em nenhum momento. “Essa quadra só foi derramamento de dinheiro. Derramamento de dinheiro no bolso de alguém, né?”, ironiza Rodrigues. “Eita Piauí que não tem jeito.”

Veja a situação de outras escolas com repasses do FNDE com obras inacabadas no Piauí

• Acauã
• Agricolândia
Construção de Quadra Escolar, 0%, cancelada.
Construção de Escola, 0%, cancelada.
• Alagoinha
Construção de Creche, 0%, cancelada.
• Alegrete do Piauí
• Alto Longá
Construção de Escola, 48%, inacabada.
• Altos
Construção de Quadra Escolar, 0%, não iniciada.
Cobertura de Quadra Escolar, 0%, não iniciada
Construção de Quadra Escolar, 20%, inacabada.
• Alvorada do Gurguéia
• Arraial
• Amarante
Construção de Quadra Escolar, 0%, cancelada.
• Angical
Construção de Quadra Escolar, 57%, paralisada.
Construção da Creche Montevidéu, 0%, cancelada.
• Anísio de Abreu
Construção da Escola de Educação Infantil, 88%, inacabada.
• Antônio Almeida
Construção de Quadra Escolar, 0%, cancelada.
• Aroazes
Construção da Escola do Povoado Barro Vermelho, 21%, paralisada.
Construção da Escola no Centro, 14%, inacabada.
Construção da Unidade Escolar Antônio de Araújo Costa, 20%, licitação.
Construção da Escola Santo Afonso Rodrigues, 20%, licitação.
Construção de Creche, 20%, cancelada.
• Aroeiras do Itaim
• Arraial
Construção da Escola Raimundo Lopes, 0%, em planejamento.
Construção da Escola Povoado Coco, 0%, cancelada.
• Assunção
Construção de Unidade Pró-Infância, 29%, inacabada.
• Avelino Lopes
Construção de Quadra Escolar, 85%, inacabada.
Construção da Escola Zé Grande, 0%, licitação.
• Baixa Grande do Ribeiro
• Barra D’Alcântara
Construção de Quadra Escolar, 34%, inacabada.
Const. De Escola de Educação infantil, 63%, licitação
• Barras
Const. De Quadra na Escola Riacho Verde, 93%, paralisada.
Const. De Escola no Povoado Floresta, 82%, paralisada.
Const. Da Escola Tia Dica, 43%, inacabada.
Const. Da Escola Monsenhor Mário, 49%, inacabada.
• Barro Duro
Const. De Pré-escola, 46%, inacabada.
• Batalha
Const. De Pré-escola, 36%, inacabada.
Construção de Quadra Escolar, 0%, cancelada.
• Bela Vista do Piauí
• Belém do Piauí
• Beneditinos
Construção de Quadra Escolar, 0%, cancelada.
• Bertolínia
Const. De Creche, 83%, inacabada.
• Betânia do Piauí
• Boa Hora
• Bocaina
• Bom Jesus
• Bom Princípio
• Bonfim
• Boqueirão
• Brasileira
Const. Da Escola Gil de Sousa, 0%, planejamento.
• Brejo
Const. Da Escola João Ribeiro, 62%, paralisada.
• Buriti dos Lopes
Reforma da Escola Agrotécnica, 17%, inacabada.
Const. De Creche, 99%, inacabada.
• Buriti dos Montes
Const. De Escola, 84%, paralisada.
Const. Da Creche Maria Tatiele, 78%, paralisada.
• Cabeceiras
Const. De Escola de Educação Infantil, 60%, inacabada.
• Cajazeiras
Construção de Escola, 29%, inacabada.
• Cajueiro da Praia, 75%, concluída.
• Campinas do Piauí
Const. De Escola de Educação Infantil, 70%, inacabada.
• Campo Alegre do Fidalgo
• Campo Maior
Const.de Creche, 0%, cancelada.
Const. Da Escola Nova Bom Lugar, 35%, inacabada.
Const. Da Escola Nova Canoas, 55%, inacabada.
Construção de Quadra, 60%, inacabada.
Const. Da Escola Nova Corredores, 0%, em reformulação.
• Canavieira
Construção de Quadra Escolar, 15%, inacabada.
• Canto do Buriti
Const. De Escola no Centro, 88%, paralisada.
Capitão de Campos
• Capitão Gervásio Oliveira
Construção de Quadra, 28%, inacabada.
• Caracol
Const. De Creche, 24%, paralisada
Const. De Quadra em povoado, 60%, inacabada.
Const. De Quadra no bairro Santo Antônio, 90%, inacabada.
Quadra no Bairro Maria de Lurdes, 80%, inacabada.
• Caraúbas
Const. De Quadra na Volta da Jurema, 0%, licitação.
Const. De Creche no Centro, 48%, inacabada.
Const. de Creche Povoado Rosário, 44%, inacabada.
• Caridade
• Castelo
• Caxingó
Const. Da Creche Padre Costina, 47%, paralisada.
• Cocal
Const. De Creche, 4%, inacabada.
Const. De Escola de Educação Infantil, 90%, inacabada.
• Cocal de Telha
Espaço Educativo Urbano, 0%, em planejamento.
• Cocal dos Alves
• Coivaras
• Colônia do Gurguéia
Quadra, 71%, inacabada.
• Colônia do Piauí
• Cristalândia
Quadra na Zona Rural, 95%, inacabada.
Creche, 0%, cancelada.
• Cristino Castro
Escola Leosina Vieira Soares, 83%, inacabada.
Escola de Várzea Grande, 36%, licitação.
• Corrente
Quadra, 83%, paralisada.
• Curimatá
Quadra, 64%, contratação.
Creche, 37%, inacabada.
• Currais
Escola Localidade Para-Batins, 39%, inacabada.
• Curralinhos
Quadra, 48%, inacabada.
• Curral Novo
Quadra, 51%, inacabada.
Creche, 74%,inacabada.
• Dirceu Arcoverde
Escola de Educação Infantil, inacabada, 10%.
• Dom Expedido Lopes
Quadra, 53%, licitação.
• Domingos Mourão
• Dom Inocêncio
Quadra, 65%, inacabada.
Creche, 5%, inacabada.
• Elesbão Veloso
• Esperantina
Quadra Zona Rural, 62%, inacabada.
• Fartura
Quadra Povoado Bela Vista, 23%, inacabada
• Francisnópolis
Creche, 22%, paralisada.
• Francisco Ayres
• Francisco Macedo
Escola Alto Vistoso, 27%, contratação.
• Gilbués
Cobertura de Quadra Bairro São José, 27%, licitação.
Construção de Quadra Centro, 33%, licitação.
• Guadalupe
Escola Bairro Cruzeta, 0%, cancelado.
Quadra Centro, 0%, cancelada.
• Guaribas
Quadra Escola Agripino, 18%, inacabada.
Cobertura de Quadra, 14%, inacabada.
Escola Pro infância Centro, 8%, inacabada.
• Hugo Napoleão
• Ilha Grande
Escola Pro infância, 91%, paralisada.
Quadra Centro, 0%, inacabada.
• Inhuma
Quadra Centro, 25%, paralisada.
Cobertura de Quadra, 98%, paralisada.
Escola de Educação Infantil, 86%, inacabada.
• Isaias Coelho
E.M. Luiz Nicolau da Silva, 27%, inacabada.
• Itainópolis
Escola Povoado Marequita, 0%, cancelada.
Creche Centro, 0%, inacabada.
• Itaueira
Creche Conj. Euclides Vitor, 0%, cancelada.
• Jacobina
Escola Centro, 78%, paralisada.
• Jaicós
Escola de Serranópolis, 43%, inacabada.
• Jardim do Mulato
Quadra Centro, 70%, paralisada.
• Jatobá
Escola Povoado Tamarindo, 26%, inacabada.
Escola Povoado Café do Vento, 46%, inacabada.
• Jerumenha
• João Costa
U. E. Joaquim Malaquias, 76%, em execução.
Creche Mãe Ana, 60%, em execução.
• Joca Marques
Escola Centro, 0%, cancelada.
• José de Freitas
Construção de Quadra Coberta, 62%, paralisada.
Escola no Assentamento Graça, 35%, Inacabada.
Escola na Localidade Creoli, 70%, Inacabada.
Creche do Bairro Suco de Uva, 68%, Licitação.
• Juazeiro
Escola Povoado Buriti de Santo Antônio, 40%, inacabada.
Escola Comunidade Ipueira, 31%, inacabada.
• Júlio Borges
Escola Bairro Varedão, 41%, inacabada.
Quadra Centro, 71%, inacabada.
• Jurema
Construção de Quadra Coberta com Vestiário, 99%, Inacabada.
Nova Escola Moderna Dona Carolina, 90%, Inacabada.
Nova Escola Elisabete Negreiros Soares, 74%, Inacabada.
• Lagoa Alegre
Escola de educação infantil, 40%, inacabada.
Escola Centro, 38%, paralisada.
• Lagoa de São Francisco
• Lagoa do Barro
• Lagoa do Sítio
Cobertura de quadra, 20%, inacabada.
• Lagoinha
Const. de Quadra, 30%, inacabada.
• Landri Sales
• Luís Correia
Centro educacional Luís Correia, 0%, cancelada.
Escola Povoado Curral Velho, 55%, inacabada.
• Luzilândia
Const. De escola, 52%, paralisada.
Const. Da Unidade escolar Bernardo Sabino, 38%, paralisada.
Unidade Escolar Bernard Xavier, 26%, paralisada.
Escola Povoado Barrocão, 90%, licitação.
Const. de Quadra Zona Rural, 94%, licitação.
Unidade escolar Maria Alice, 0%, inacabada.
Const. de Quadra 002 Zona Rural, 47%, inacabada.
Escola Birro São Domingos, 22%, inacabada.
Cobertura de Quadra Centro, 24%, inacabada.
U. E. São Francisco II, 0%, licitação.
U. E. João Barbosa Franco, 0%, licitação.
U. E. José Alves Rodrigues, 25%, inacabada.
Creche Novo Oriente, 0%, inacabada.
• Manoel Emídio
Const. de Quadra, 49%, inacabada.
• Marcolândia
Escola de educação Infantil, 94%, licitação.
Const. de Quadra, 0%, Cancelada.
• Marcos Parente
• Massapê
Creche Tia Biluca, 24%, inacabada
• Miguel Alves
U. E. Francisco Fontenele, 42%, inacabada.
Cobertura de Quadra, 93%, inacabada.
• Miguel Leão
Const. de Quadra, 20%, inacabada.
Const. De Quadra Pequena, 28%, inacabada.
• Milton Brandão
Const. Creche, 18%, paralisada.
Const. d Quadra, 50%, licitação.
• Monsenhor Gil
Construção de Quadra Escolar Coberta 001, 53%, licitação.
Construção de Quadra Escolar Coberta 002, 70%, licitação.
Escola Municipal do Loteamento Portal do Eucalipto, 69%, inacabada.
Creche-Bairro Cachoeira, 0%, inacabada.
• Monsenhor Hipólito
Escola Povoado Serra Azul, 0%, cancelada.
Escola Povoado Aroeira, 39%, inacabada.
• Monte Alegre
Creche, 0%, Cancelada.
• Morro Cabeça no Tempo
Escola Padre João Mayres, 62%, inacabada.
• Morro do Chapéu
• Murici dos Portelas
Creche Tio Antônio Luiz, 2%, inacabada.
• Nazaré
Const. De Quadra Coberta, 25%, inacabada.
• Nazária
Construção de Quadra Escolar, 75%, inacabada.
Cobertura de Quadra, 76%, licitação.
Const. Do Centro Municipal de Educação Infantil, 21%, inacabada.
• Nossa Senhora de Nazaré
Const. Da Creche Campo Alegre, 0%, cancelada.
• Nova Santa Rita
• Novo Oriente
• Novo Santo Antônio
Const. De Escola de Educação Infantil, 44%, inacabada.
• Oeiras
Construção da Escola de Educação Infantil, 72%, inacabada.
Construção de Quadra Coberta com Vestiário, 73%, inacabada.
• Padre Marcos
• Paes Landim
• Pajeú
Const. Da Escola Municipal do Pajeú, 16%, paralisada.
Escola Loteamento Boa Visa, 0%, licitação.
• Palmeira do Piauí
• Palmeirais
Const. de Quadra Escolar Coberta 001, 23%, inacabada.
Const. de Quadra Escolar Coberta 002, 70%, inacabada.
Creche Tipo C, 6%, inacabada.
• Paquetá
• Parnaguá
• Parnaíba
Construção da Quadra Coberta, 0%, obra cancelada.
Construção de Quadra Coberta, 29%, não iniciada.
Ampliação da Escola Professora Albertina Castelo Branco, 0%, não iniciada.
Construção da Escola Dom Rufino, 0%, não iniciada.
• Passagem Franca
Const. de Quadra Escolar Coberta, 28%, inacabada.
• Patos
Const. de Creche, 0%, obra cancelada.
• Pau D’Arco
Const. de Escola Virgulino Sérgio, 39%, inacabada.
• Paulistana
• Pavussú
Const. De Quadra Escolar Coberta 002, 0%, cancelada.
• Pedro II
Const. De Creche, 0%, cancelada.
Const. De Quadra Escolar Coberta 002, 68%, inacabada.
Const. De Creche, 58%, inacabada.
Const. De Escola Povoado Lagoa do Sucurujú, 64%, inacabada.
• Pedro Laurentino
Const. De Quadra Escolar Coberta 001, 0%, cancelada.
• Picos
Unidade Escolar Petrônio Portela, 0%, em execução.
Unidade Escolar Coelho Rodrigues, 0%, em execução.
Unidade Escolar Urbano Eulálio, 16%, em execução.
Unidade Escolar Nossa Senhora dos Remédio, 0%, licitação.
• Pimenteiras
• Pio IX
• Piracuruca
Construção de Quadra Escolar Coberta 037, 37%, paralisada.
Construção de Quadra Escolar Coberta 034, 78%, paralisada.
Construção da Escola José Firmino Magalhães, 0%, cancelada.
• Piripiri
Ampliação da U.E. João Coelho de Resende, 63%, paralisada.
Cobertura de Quadra 012, 0%, cancelada.
Cobertura de Quadra 009, 0%, cancelada.
• Porto
Construção de Escola de Educação Infantil, 9%, inacabada.
Const. de Quadra Escolar Coberta, 20%, inacabada.
• Porto Alegre do Piauí
Ampliação do CEN Raimundo Neiva de Souza, 25%, paralisada.
• Prata do Piauí
Construção de Quadra Escolar Coberta, 62%, inacabada.
Escola Municipal Bairro Piçarra, 30%, inacabada.
• Queimada Nova
Const. Da U. E. Santa Maria, 0%, cancelada.
Const. Da U.E. Paulino Pereira da Mata, 0%, cancelada.
Const. Da U.E. da Sede II, 40%, inacabada.
Const. Da U.E. Leocádio Teixeira, 38%, inacabada.
Ampliação da U.E. Tomaz Francisco de Sousa, 0%, contratação.
• Redenção do Gurguéia
Const. De Quadra, 0%, inacabada.
Cobertura de Quadra, 0%, inacabada.
• Regeneração
Const. De Quadra, 0%, cancelada.
Const. De Quadra Escolar Coberta 002, 61%, contratação.
Const. De Quadra Escolar Coberta 003, 57%, inacabada.
Const. De Escola Bairro Bela Vista, 99%, inacabada.
• Riacho Frio
• Ribeira do Piauí
• Ribeiro Gonçalves
Cobertura de Quadra Escolar 001, 20%, inacabada.
Const. De Escola Bairro Bela Vista, 0%, cancelada.
• Rio Grande do Piauí
Const. De Creche, 95%, inacabada.
• Santa Cruz do Piauí
Escola de Educação Infantil, 0%, cancelada
• Santa Luz
Const. de quadra, 63%, inacabada.
• Santa Rosa do Piauí
Const. da Escola São Francisco, 0%, cancelada.
Santo Antônio de Lisboa
Construção de Quadra, 0%, cancelada.
• São Braz do Piauí
Const. de Quadra, 86%, inacabada.
• São Félix do Piauí
Construção de Quadra, 50%, inacabada.
Escola Centro, 38%, inacabada.
• São Francisco de Assis
Const. de Quadra Zona Rural, 60%, inacabada.
Cobertura de Quadra Centro, 90%, licitação.
Creche Bairro São Vicente, 30%, licitação.
• São Francisco do Piauí
Escola Comunidade Golfos, 54%, contratação.
Escola Comunidade Curral de Pedras, 55%, contratação.
• São João da Fronteira
Creche Centro, 0%, cancelada.
• São João da Serra
Quadra, 11%, licitação.
• São João do Arraial
Cobertura de Quadra no Centro, 99%, inacabada.
• São João do Piauí
Escola Comunidade Medalha, 27%, inacabada.
escola Comunidade Grajau, 37%, inacabada
• São Julião
Escol Povoado Mandacaru, 33%, inacabada
Const. de Quadra, 58%, inacabada.
Escola Alto do Açude, 95%, inacabada.
Cobertura de Quadra Centro, 0%, inacabada.
• São Luís
Escola de Educação Infantil, 0%, planejamento.
• São Pedro do Piauí
Cobertura de quadra, 56%, inacabada.
Construção de Quadra, 0%, planejamento.
• São Raimundo Nonato
Escola Bairro aeroporto, 83%, paralisada.
Creche Bairro Santa Luzia, 0%, cancelada.
Creche Bairro aeroporto, 0%, cancelada.
Quadra Zona Rural, 41%, inacabada.
Quadra Bairro Paraíso das Aves, 24%, inacabada.
• Sebastião Barros
Const. D Escola Nossa Senhora da Conceição, 69%, inacabada.
Const. De Creche Bairro Aeroporto, 0%, cancelada.
Const. de Quadra Zona Rural, 41%, inacabada.
Const. De Quadra
• Sigrefredo Pacheco
Const. de Quadra, 0%, cancelada.
• Simões
Escola Serra do Maracujá, 30%, inacabada.
• Simplício Mendes
Const. de Creche, 61%, licitação.
• Socorro do Piauí
Construção de Quadra Escolar Coberta, 51%, inacabada.
Ampliação da Unidade Escolar Regino Marques de Carvalho, 0%, em planejamento.
• Tanque
Const. de Quadra, 23%, inacabada.
• Teresina
Reforma de Escola ensino Superior, 0%, cancelado.
Construção de salas de professores no Campus Torquato Neto, 0%, cancelado.
Reforma do Paulo Ferraz, 0%, cancelado.
Ampliação da U. E. Professor Antônio Tarcísio Pereira e Silva, 0%, cancelado.
Const. de Quadra EM Mário Quintana, 0%, cancelado.
Construção de Quadra Escolar Coberta E.M. 15 DE OUTUBRO, 0%, cancelado.
Const. de Quadra – EM Prof. Valdemar Sandes – Teresina, 0%, cancelado.
Const. de Creche Bairro Wall Ferraz, 0%, cancelado.
Const. de Creche Vila Irmã Dulce, 0%, cancelado.
Construção, reforma e aquisição de equipamentos para o Campus Clóvis Moura,
0%, cancelado.
Const. Creche Pq. Firmino Filho, 0%, cancelado.
Const. Creche Pq. Estael Freire, 0%, cancelado
Const. Quadra E.M Areias, 0%, cancelado.
Const. Creche Primavera Leste, 44%, paralisada.
Ampliação U.E. Filismino Freitas, 82%, paralisada.
Const. Creche Eduardo Costa, 36%, paralisada.
Cobertura Quadra Marquês, 24%, paralisada.
Ampliação da biblioteca no campus Clovis Moura, 0%, planejamento.
Construção de Laboratório de Cartografia no campus Clóvis Moura, 0%,
planejamento.
Reforma U. E. Lourival Parente, 0%, planejamento.
Reforma e estruturação de espaços físicos de Estudos Jurídicos no Campus Poeta
Torquato Neto, 0%, planejamento.
Const. Creche Parque Brasil IV, 0%, planejamento.
• União
Construção de salas de aula, laboratórios, salas de pesquisadores e banheiros do
Centro de Ciências Agrárias, 0%, cancelada.
• Uruçuí
Unidade Escolar Genésia Neiva Damasceno, 0%, licitação.
Creche Pré-Escola, 0%, cancelada.
• Valença
Quadra Bairro Valencinha, 96%, inacabada.
• Várzea Branca
Escola Centro, 50%, inacabada.
Espaço Educativo Rural Caranguejo, 14%, inacabada.
Espaço Educativo Rural Altamira, 25%, inacabada.

Veja aqui a relação

Obras Inacabadas no Piauí

Com informações Revista Piauí

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo