Nesta quarta-feira (23), os integrantes do Balé da Cidade de Teresina participaram do workshop “Derrubando muros Construindo Pontes com a Comunicação Não-Violenta”, ministrado pelo comunicador social Yako Guerra. O workshop trouxe a comunicação como um processo para estabelecer uma conexão consciente através da empatia e compaixão entre as partes como uma perspectiva diferente com relação à própria forma de se relacionar.
Para Chica Silva, diretora do Balé da Cidade, esse tipo de ação colabora para que os membros da companhia possam ter uma melhor relação com a comunicação, principalmente a realizada por meio das mídias digitais. Segundo a diretora, por conta da pandemia, muitos dos trabalhos realizados por eles foram de maneira virtual, fato que alterou a visão dos membros quanto a encarar novos desafios.
“Trabalhamos em grupo e nos expressamos na nossa dança. Pensamos em buscar um conhecimento para agregar a companhia por inteiro, como um grupo. Amadurecer a nossa comunicação é uma forma de evoluirmos juntos”, explica Chica Silva.
Segundo Yako Guerra, as pessoas estão muito habituadas a entrar em conversas, discussões, conflitos sempre para ganhar, convencer o outro, tentar mostrar que está certa, que o ponto de vista dela é o correto.
“Então, treinamos aqui a nossa capacidade de entrar em conversas, primeiro para compreender, se abrir, se conectar com o que está vivo no outro, com que o outro está precisando, ainda que eu discorde depois disso, mas pelo menos me abro para compreender. Pensamos juntos estratégias para desenvolver isso, com exemplos de cada um do Balé”, explicou Yako Guerra.
O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia de dança pública, mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio de um contrato de gestão entre a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e a Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina.
Fonte: FMC