A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio do Programa Abrace Nós, realizou, na manhã desta sexta-feira (18), uma seleção de emprego para pessoas com deficiência. No total serão 22 vagas de emprego, oferecidas por uma empresa parceira.
O Programa Abrace Nós atua na mediação entre as pessoas com deficiência e a empresa parceira, analisando o perfil do candidato e o que a empresa busca, depois encaminha o PCD, que mais se qualifica para o cargo.
De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, o programa foi lançado em junho do ano passado e já vem colhendo bons frutos.
“O idealizador deste programa é o prefeito Dr. Pessoa. É uma satisfação muito grande poder atuar de frente com esta iniciativa que gera inclusão e oportunidades para aqueles PCDs que têm interesse em ter acesso ao mercado de trabalho e não sabe por onde começar. No Abrace Nós, temos equipes que passam todas as orientações a este público, inclusive, faz acompanhamento com intérprete de Libras durante as seleções”, pontuou o secretário.
Para Janete Caminha, coordenadora do programa Abrace Nós, é importante estas parcerias, por gerar oportunidades a quem pretende ser inserido no mercado de trabalho.
“Esse momento é muito importante para o Abrace Nós. A nossa empresa parceira trouxe toda sua equipe de RH para o Abrace Nós. Os nossos assistidos compareceram e aguardam ansiosos pela oportunidade”, comentou.
Segundo Dorisvaldo de Jesus, assistido do Programa Abrace Nós, que sonha com a possibilidade de ter um emprego, acredita que ter este tipo de medição torna o processo mais tranquilo.
“Esse programa para mim foi surpreendente! Um amigo me informou sobre ele, pois sempre mandava currículo e nunca era uma coisa certa. É bom ter um setor na prefeitura para encaminhar pessoas com deficiência para seleção de emprego”, ressaltou.
Cadastro no Abrace Nós
Para se cadastrar no Programa Abrace Nós, a pessoa com deficiência deve ir a sede da Semcaspi, na sala do programa, com a seguinte documentação: documentos de identificação pessoais; currículo; laudo da deficiência; e o laudo do Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Para mais informações, entrar em contato com: (86) 99499-6718; (86) 3131-4746; (86) 3131-4745.
Fonte: Semcaspi