Destaques Geral Local Política

Seduc investe em tecnologia e garante ensino de qualidade

O avanço tecnológico tem sido uma das principais ferramentas de auxílio do ensino no Piauí e, no início da semana, mais um importante passo foi dado com a instalação do contêiner tecnológico para o novo data center, que dará maior suporte ao tratamento de dados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), além de beneficiar outros órgãos da administração.

O investimento chega a R$ 6,5 milhões, por meio do PRO Piauí Educação, e além do data center estão sendo adquiridos mais 10 mil computadores, 16 mil notebooks, 10 mil tablets, mais 100 mil chips de dados e instalação de wi-fi nas escolas (implantação de, pelo menos, 120, agora no primeiro semestre).

De acordo com o secretário da Educação, Ellen Gera, essa é uma das ações que realizada mediante planejamento estratégico da gestão para dar assistência e mais recursos aos profissionais e estudantes.

“A rede estadual de educação e o Governo do Estado ganham. Todo o conteúdo pedagógico e administrativo da Seduc poderá estar em um só lugar, facilitando a gestão sobre os dados, além de alta disponibilidade dos serviços de T.I., segurança física contra incêndios e alagamentos, possibilidade de compartilhar tecnologia com outros órgãos”, disse.

A previsão é que a instalação seja concluída em março e já comece a operar para trazer celeridade aos processos. Já os demais equipamentos, já estão sendo distribuídos e entregues à medida que vão chegando dos fornecedores.

INVESTIMENTO NA COMPRA DE TABLETS E CHIP DE DADOS

A pandemia provocou mudanças significativas no dia a dia das pessoas e diante das dificuldades, a Seduc tem buscado investimentos para reduzir o impacto no sistema de ensino, garantindo condições educacionais para alunos, professores e outros profissionais da educação.

O Governo do Estado iniciou o ano letivo de 2021 distribuindo 180 mil chips para estudantes matriculados na rede. Além disso, os 10 mil tablets já começaram a ser distribuídos nas 658 escolas da rede.

PIAUÍ É REFERÊNCIA EM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

Em novembro de 2021, o Piauí apresentou a experiência exitosa do Centro de Mídias do Piauí, conhecido como Canal Educação em uma Audiência Pública do Grupo de Estudos, da Câmara dos Deputados. Atualmente são 900 salas e 8 estúdios (7 fixos e um móvel). Com essa ação e investimento foi possível universalizar o ensino mediado por tecnologia em 900 pontos espalhados no Piauí e estamos em todos os 224 municípios.

Com a pandemia decretada em 2020, o estado ampliou e intensificou a utilização dos recursos tecnológicos. Além de ter a expertise de conteúdos pedagógicos em três turnos de ensino, com preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e desenvolvimento de atividades, o Canal Educação ampliou o acesso, que era apenas por satélite, para o ambiente do YouTube para que as aulas chegassem ao estudante e professores por meio da internet.

O estado possui a oferta de Ensino Médio completo, Educação de Jovens e Adultos (EJA), cursos de preparação para o Enem e foi implementada, a partir no novo momento, uma formação de professores que trabalham as questões de avaliações externas, habilidades e competências, metodologias ativas, a diferença entre ensino mediado e a distância.

Fonte: Seduc

Related Posts