Programação que marca o alfandegamento da ZPE Parnaíba terá presenças internacionais
A programação comemorativa do Alfandegamento e da inauguração da ZPE Parnaíba terá várias presenças internacionais, tanto na sua sede, quanto no Centro de Convenções do Sesc Praia, em Luís Correia(PI), onde será realizado o IV Fórum Brasileiro de ZPEs.
Para o presidente da Investe Piauí, Victor Saraiva, a presença dos palestrantes estrangeiros permitirá o debate em torno das estratégias adotadas por esses países na atração de empresas para suas Zonas de Processamento de Exportação e dará início à cooperação técnica entre as ZPEs brasileiras e internacionais.
O governador Wellington Dias e o coordenador do PRO Piauí e secretario da Fazenda, Rafael Fonteles, participarão dos dois dias da programação, que terá início nesta segunda (14) e seguirá até a terça-feira (15).
No primeiro dia do evento, a ZPE Parnaíba uma reunião das empresas administradoras de ZPEs, coordenada por Natasha Miranda, secretária executiva do Conselho Nacional de Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), e Helson Braga, presidente da Associação Brasileira das ZPEs (Abrazpe).
As presenças internacionais neste encontro são de Juan Torrents, membro-fundador e presidente da Federação Mundial de Zonas Francas (Femoza), sediada em Genebra (Suíça); Ekaterina Evdokimova, membra fundadora e sócia-gerente da Stupino Quadrat, a primeira zona econômica especial privada da Rússia; e Witold Uhma, diretor do Departamento de Auditoria, Análise e Controle da Zona Econômica Especial de Katowice, a maior zona de livre comércio da Polônia.
No dia 15 de fevereiro, às 8h30, segundo dia da programação comemorativa do alfandegamento e da inauguração da ZPE Parnaíba, será a vez dos participantes do IV Fórum Brasileiro de ZPEs ouvirem Matin Ibarra, vice-presidente da Organização Mundial de Zonas Francas (AZFA), que atuará como comentador do Painel “O Novo Marco Legal das ZPEs: uma Contribuição Substantiva para o Desenvolvimento da Economia Brasileira”, tendo como expositor Helson Braga,e como moderadora Natasha Miranda.
Também no dia 15, ocorrerá, às 15h, o painel “Atração de investimentos internacionais para as ZPEs e Zonas Econômicas Especiais”, com exposição de Jorge Arbache, vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina e ex-economista Sênior do Banco Mundial; Moderação de Juran Torrents, presidente da Femoza, e comentários de Raphael Fassoni, empreendedor e consultor de negócios internacionais e co-fundador do Estonia Hub e; Guilherme Froner, consultor jurídico da Associação Brasileira das Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), com moderação de Sérgio Paulo Gallindo, presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).
Paulo Roberto Cardoso, presidente da ZPE Parnaíba, considera importante o contato com o conhecimento teórico e prático de quem já opera no contexto do comércio exterior por meio das zonas de livre comércio ou das zonas francas. “A ZPE Parnaíba é um organismo brasileiro que passa a interagir com o mundo, razão pela qual é importante conhecermos as experiências internacionais de sucesso”, disse.
Fonte: CCom