Wellington Dias entrega título de terra para indígenas da Comunidade Tabajara
Na agenda que cumpriu em Piripiri nesta sexta-feira (11), o governador Wellington Dias fez a entrega de títulos de terras para comunidade de indígena Tabajara.
“São 156 hectares, cujo título foram entregues para comunidade indígena e essas famílias vão trabalhar em projetos de galinha caipira, peixes e outros arranjos produtivos”, explicou Wellington, afirmando que o objetivo é fazer com que essas comunidades possam trabalhar e ter autonomia financeira.
O governador informou que já há um decreto que determina as condições para regularização da comunidade Nazaré em Lagoa do São Francisco e destacou ainda a construção do Museu do Índio. “O Piauí trabalha de modo especial para quem mais precisa, seja o quilombola, o indígena”, informa.
O presidente do Instituto de Terras, Chico Lucas, disse que este é um momento histórico para o Piauí. “São hectares em área produtiva, com água corrente, poços artesianos, tanque de peixe para que as pessoas possam trabalhar e fazer daqui um local de produção para sobreviver e vender o excedente”, comenta.
Cícero Dias, coordenador de comunidades tradicionais e presidente da Associação Indígena do Povo Tabajara, após anos de luta o dia é para comemorar. “De agora em diante é muito trabalho para crescermos e avançarmos para uma autonomia financeira”, disse.
A vice-governadora Regina Sousa, que sempre pautou a causa indígena em sua carreira, disse que essa regularização vai permitir avanços e garantir trabalho para comunidade indígena e relatou que a próxima etapa será a regularização fundiária em Lagoa do São Francisco.
Fonte: Semcom