Para auxiliar os estudantes em uma escolha acertiva na inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através do Canal Educação, realiza nesta quarta-feira (09) a segunda live Pré-Sisu. No dia 11 de fevereiro, os estudantes terão acesso aos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, e de 15 a 18 de fevereiro acontecerão as inscrições do Sisu.
A ação visa tirar dúvidas sobre como funciona o ingresso no Ensino Superior por meio do Sisu. A live será transmitida pela TV Meio Norte e YouTube do Canal Educação.
A diretora da Unidade de Mediação Tecnológica e do Canal Educação, Viviane Carvalhedo, revela que as orientações vão desde acesso a plataforma do Sisu, passando pela calculadora de notas e desempenho até termo de adesão.
“Estamos dando continuidade às ações de inclusão universitária realizadas pela equipe Pré Enem Seduc com dois programas especiais para o participante do Enem 2021 otimizar seu desempenho. Esse é mais um gesto da Seduc de que estamos juntos com o estudante piauiense desde o lançamento do edital até depois da aprovação”, relata a diretora.
Para o coordenador do Pré-Enem Seduc, Wellington Soares, a inscrição no Sisu é uma etapa tão importante quanto as provas do Enem, uma vez que alunos têm perdido a chance de ingressar no ensino superior, mesmo tendo obtido boa pontuação, por falta de conhecimento dos trâmites legais.
“O Sisu é uma grande oportunidade, especialmente para o estudante da rede pública, pois é um programa totalmente gratuito. Ele pode se inscrever sem ter que pagar qualquer tipo de taxa e também não precisa pagar mensalidades, já que ingressará em instituições públicas de ensino, diferente do Prouni, por exemplo”, explica Wellington Soares.
Das 20h às 22h desta quarta, a programação abordará as informações básicas e dúvidas frequentes dos candidatos, como onde encontrar a nota e o passo a passo caso o estudante não consiga acessar a página do estudante; calculadores de nota, termo de adesão e nota de corte; quais as documentações necessárias para inscrição no Sisu, especialmente para os candidatos que optaram pelo sistema de cotas, que exige documentação específica.
Fonte: Seduc