A Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) assinou, nesta terça-feira (25), acordo de cooperação técnica com órgãos governamentais e órgãos não governamentais, além do poder judiciário, para implementar o programa Nordeste Acolhe – Piauí.
O objetivo do programa é oferecer proteção social às crianças e aos adolescentes que ficaram órfãos por conta da Covid-19 no estado do Piauí. Assim, o acordo visa à cooperação técnica entre as instituições e outros órgãos na implantação do programa.
“Com essa ação, a Cojuv e os demais órgãos pretendem garantir proteção social às crianças e aos adolescentes que perderam os pais por causa da pandemia. O Estatuto da Juventude estabelece que jovens são aqueles com idade entre 15 e 29 anos. Então, uma faixa do público atendido pela Cojuv ainda é dependente dos pais, sobretudo financeiramente. Essa é uma situação que muito nos preocupa e queremos aliar esforços no sentido de garantir, constitucionalmente, os direitos de crianças, adolescentes e jovens”, disse o coordenador-geral da Cojuv, Vicente Gomes.
O Nordeste Acolhe – Piauí destinará uma renda mensal, no valor de R$500,00, às crianças e aos adolescentes de 0 a 18 anos que atenderem aos critérios do programa. Além disso, é prerrogativa da ação, também, oferecer suporte psicossocial para os beneficiados, por meio da Rede de Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes/PI.