A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) vai desenvolver atividades terapêuticas com as mulheres em situação de vulnerabilidade no Serviço Florescer na manhã desta segunda-feira (17) com a assistente social Natália Frota para realizar o projeto Quinta da Mulher Super Confiante. As atividades estão previstas para acontecer ainda no mês de fevereiro no Florescer Sudeste e nas outras unidades do Serviço ao longo de 2022.
De acordo com a secretária Karla Berger, o projeto será de grande importância para as mulheres. Isso porque, muitas mulheres já aparecem no serviço fragilizadas e em busca de apoio. Com as terapias, será uma ação para ajudá-las no encerramento do ciclo da violência. “É uma forma de fortalecer o serviço e oferecer para nossas mulheres acesso a serviços que possam ajudar na saúde mental e física”, destaca Karla.
Natália Frota, que já havia desenvolvido o projeto de forma voluntária em outros locais, justifica que o projeto trabalha a psicologia tradicional e as práticas integrativas que já são inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS).̃ “Será um serviço voluntário para mulheres que sofrem algum tipo de violência doméstica, com o intuito de trabalhar a autoestima e o autoamor dessas mulheres”, justificou.
Conforme a psicóloga da SMPM e Técnica de Referência no Monitoramento dos Serviços Florescer, Nathalie Ciarlini, o projeto será organizado em encontros quinzenais em grupos com 30 mulheres no turno da tarde. “Serão trabalhados técnicas da meditação, respiração consciente e afirmações positivas e com técnicas milenares como a Reiki”, finaliza Nathalie Frota
Fonte: SMPM