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Mais de 93% dos casos que chegaram ao Procon Teresina foram resolvidos

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Teresina registrou, no ano de 2021, o total de 1.610 atendimentos. Desse total, foram realizadas 1.400 audiências de conciliação, com a resolutividade de 93,5% dos casos. As ações evitam um maior congestionamento de processos no Poder Judiciário, além da celeridade na resolução dos conflitos.

Os serviços essenciais de água e energia foram os que registraram a maior taxa de reclamação, seguido de produtos e serviços privados. Quanto aos serviços de telefonia, que aparecia junto com os serviços de água e energia, houve uma queda em relação ao ano de 2020, agora ocupa a terceira posição junto com os assuntos ligados às instituições financeiras.

“Os números mostram a eficiência do Procon Teresina em resolver as demandas que chegam ao local. Mostram também que o órgão tem se tornado uma referência para os munícipes buscarem seus direitos, buscarem um local para reclamar quando se sentirem lesados”, esclarece a coordenadora do Procon, Nara Cronemberger.

A coordenadora do Procon chama atenção ainda para o crescimento de registros de golpes virtuais, os quais demandam a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Alta Tecnologia.

“Nesses casos de crime de fraude, a nossa orientação é que as pessoas procurem primeiramente as delegacias. Nesse âmbito, o Procon realiza também ações educativas orientando os consumidores a não caírem nesses tipos de golpes”, pontua a coordenadora.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Marcelo Eulálio, pasta a qual o Procon Teresina é vinculado, explica que a capital piauiense tem sua marca voltada para os negócios e serviços e precisa de uma cultura forte na defesa da relação de consumo.

“É por isso que é importante a atuação desse órgão em Teresina. Nossa cidade é voltada para negócios e para que os negócios sigam se desenvolvendo de maneira saudável, é importante ter segurança tanto para o consumidor, quanto para o fornecedor”, esclarece.

Denúncias e reclamações

O consumidor que desejar fazer alguma reclamação ou denúncia pode formalizá-las junto ao Procon Municipal por meio do telefone: 3216-3041 ou através do email: [email protected]. Caso necessário, por esses meios também é possível agendar o atendimento presencial no órgão.

Fonte: Semcom

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