Investimentos do Detran Piauí levam modernização e segurança para o trânsito
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) tem investido em melhorias no trânsito do Estado. Além da reforma dos prédios das Ciretrans, o Detran está implementando sinalização horizontal, vertical e semafórica nos municípios do interior e tem ampliado as ações educativas por meio da Escola Piauiense de Trânsito.
Revitalização das áreas internas e externas, com pintura, instalações de bancadas em granito e piso cerâmico, além de reparos nas instalações elétricas e hidráulicas/sanitárias são algumas das melhorias que estão sendo feitas nas Ciretrans.
“Estamos investindo na modernização das nossas estruturas no interior para dar mais qualidade ao atendimento dos nossos usuários e também proporcionar aos nossos servidores, um ambiente de trabalho mais adequado. As obras em Oeiras e Simplício Mendes estão em fase avançada de execução, já concluímos a Ciretran de Esperantina. Estamos em fase de licitação em Marcolândia e daremos início, em breve, às obras em Floriano, onde o contrato já está devidamente assinado”, explicou o diretor Garcias Guedes.
O Detran Piauí também tem investido em sinalização de trânsito a fim de garantir um ir e vir mais seguro para condutores, ciclistas e pedestres. Além de semáforos nas principais vias e cruzamentos, as cidades estão recebendo também sinalização horizontal e vertical com placas de trânsito, faixas de pedestre, taxões, ciclofaixas, dentre outros. Amarante, Palmeirais, São João do Piauí, Esperantina, Cajueiro da Praia e Luzilândia já estão com a sinalização concluída, Floriano está em fase de finalização.
Por meio da Escola Piauiense de Trânsito, ações educativas de trânsito têm chegado mais próximo dos usuários do trânsito, da capital e do interior. Palestras em escolas do Estado e treinamento para órgãos parceiros estão sendo ministrados pelos educadores com temas voltados para segurança, novas normas e respeito no trânsito.
O diretor Garcias Guedes destacou a importância de levar a informação de trânsito mais próximo da realidade das pessoas. “Sair das nossas estruturas para levar a educação no trânsito para a realidade do estudante que utiliza a bicicleta para ir à escola, do entregador de delivery que utiliza sua moto para o trabalho, é uma forma mais eficaz de fazer com que essas pessoas tenham atenção e coloquem em prática um trânsito mais respeitoso e seguro. E sempre lembrando que respeito e responsabilidade é um prática que todos nós devemos ter no trânsito”, disse o diretor.
Além das palestras, a Escola vem realizando intervenções educativas no trânsito das cidades, com distribuição de material informativo e rápidas explanações sobre um transitar mais seguro. No mês de setembro, nossos educadores realizaram ações em pontos importantes de Teresina, Amarante, Floriano, Antônio Almeida, Água Branca, São Raimundo Nonato e Picos.
Fonte: Detran-PI