Destaques Geral Municipios Política

Agespisa reativa Estação de Tratamento de Água de Fronteiras

A Agespisa tem adotado medidas para reforçar o abastecimento de água nas cidades que são atendidas pelo Sistema Adutor de Piaus. A mais recente delas é a reativação da Estação de Tratamento de Água de Fronteiras. Com a ação, realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, a cidade agora também passa a receber água do Açude Barreiras. Com recursos próprios, a empresa investiu R$ 120 mil na recuperação total da estação, que tem capacidade para tratar 70 mil litros por hora.

“A ETA entrou em operação, nessa quarta-feira (29), e já estamos com reservatório cheio e água chegando às partes altas de Fronteiras. É um reforço importante no abastecimento dos moradores”, ressalta o superintendente da região sul, Gesiel Cruz.

Os serviços incluíram a troca do leito filtrante, recuperação de lajes de fundo das unidades da estação e instalação de um novo sistema de captação no Açude Barreiras, com capacidade para 80 mil litros por hora.

Outra ação recente que garantiu mais volume e regularidade ao abastecimento de água das cidades atendidas pela adutora de Piaus foi uma operação de retirada de desvios de água, o que beneficiou Campo Grande do Piauí, São Julião, Fronteiras, Vila Nova do Piauí e Pio IX.

Mais de um terço da água produzida em Piaus, cerca de 70 mil litros de água por segundo, estava sendo desviado somente com os doze gatos eliminados na operação. Cinco pessoas foram detidas e encaminhadas às delegacias de polícia. Elas vão responder por diversos crimes já que a água desviada estava sendo utilizada para abastecimento de tanques de peixes, bebedouros para animais, irrigação de capim e barreiros, dentre outras.

Jogo do Poder

Fonte: CCom

Related Posts