Geral Municipios Política

Cojuv aplicará material de prevenção ao suicídio durante Caravana Juventude Ativa

O projeto Caravana Juventude Ativa será realizado nos municípios de São José do Peixe e de Várzea Grande na próxima semana. Nesta edição, haverá a aplicação experimental do material elaborado pelo órgão e que tem como objetivo a prevenção ao suicídio. As atividades são da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) em parceria com a prefeitura dos respectivos municípios e ocorrerão dos dias 27 de setembro a 1 de outubro.

Os municípios receberão os bate-papos sobre “Juventudes em Tempos de Violência” e “Valorização da Vida”, além das oficinas de dança, de design de sobrancelhas e de grafite. A solenidade de abertura em São José do Peixe está prevista para às 8h da manhã na segunda-feira (27) e a programação no município conclui-se no dia 28. Já em Várzea Grande, a abertura acontece na quarta (29) e o evento termina no dia 1 de outubro.

Uma das novidades desta edição é a utilização do material da Campanha de Prevenção ao Suicídio em Tempos de Pandemia que foi elaborado pela Cojuv. Trata-se de dois produtos: uma cartilha informativa que é voltada para o público em geral e um caderno que tem a juventude como público-alvo.

“O caderno tem como estratégia pensar o projeto de vida do jovem. Ou seja, é um produto que dialoga com a Educação, entendendo que a disciplina Projeto de Vida é obrigatória de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Então, esse material tem o objetivo de estimular o/a jovem a pensar a sua história de vida, o passado, o presente e o futuro, levando em consideração seus valores, sua compreensão de mundo, pontuando aspectos de sua personalidade e quais são suas metas de vida”, explicou a diretora de Políticas Sociais da Cojuv, Ianara Evangelista.

A equipe da Diretoria de Políticas Sociais da coordenadoria testará a metodologia elaborada com jovens inscritos nos dois bate-papos sobre “Valorização da Vida”. A ideia é que os dois produtos sejam uma política pública de saúde mental de caráter permanente a ser executada pelo Governo do Estado por meio da Cojuv.

Jogo do Poder

Fonte: Cojuv

Related Posts