Geral Municipios Política

SAF inaugura unidade de beneficiamento para escola agrícola de São João do Arraial

A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, participou de uma agenda de inaugurações e ações em São João do Arraial nessa sexta-feira (27). Acompanhada pela comitiva da vice-governadora Regina Sousa, a SAF entregou uma unidade de beneficiamento de polpas de frutas, horticultura e avicultura de corte na localidade Quente, para a Escola Família Agrícola do Território dos Cocais (EFA Cocais).

A unidade de beneficiamento de polpa de frutas conta com todos os equipamentos para a recepção da fruta, seleção e lavagem, descascamento, despolpamento, acondicionamento, congelamento, armazenamento. Os recursos são oriundos do Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (Progere II), em parceria com o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com contrapartida da Associação. O investimento total foi de R$ 321.600,51. A assistência técnica para a execução do projeto é do EMATER-PI.

Segundo Patrícia Vasconcelos, o objetivo do projeto é repassar informações técnicas sobre produção e agregar valor aos produtos rurais da localidade. “Entregamos uma unidade de beneficiamento de frutas dos agricultores familiares, uma horta e um sistema de avicultura em São João do Arraial. A unidade deve melhorar a condição de vida dessas famílias atendidas, aumentando a liberdade financeira da instituição escolar. Agradecemos a Prefeitura Municipal de São João do Arraial e aos diretores da EFA-Cocais pela parceria. É mais uma conquista para a agricultura familiar”, conta a gestora.

Ao todo, 36 famílias devem ser beneficiadas, principalmente mulheres. Para estudante egressa da EFA-Cocais, Regina Sousa, a unidade será de grande importância para toda a comunidade. “O sentimento é de gratidão. É uma obra que propicia a qualificação dos alunos e beneficia as famílias do campo também”, afirma.

Na ocasião, a secretária Patrícia Vasconcelos ainda assinou uma autorização para a implementação de um Quintal Agroecológico para o município de São João do Arraial. O projeto tem como objetivo principal capacitar famílias rurais, dar suporte à difusão de conhecimento e fortalecer a agricultura familiar.

Dentre as ações promovidas pela Prefeitura de São João do Arraial, a secretária ainda prestigiou a inauguração da reforma da Creche Tia Lúcia, a entrega da Unidade Básica de Saúde da localidade Curralinhos, da Casa das Quebradeiras de Coco Babaçu e de títulos de terra na localidade Cabeceiras.

Jogo do Poder

Fonte: Ascom SAF

Related Posts