A Orquestra de Violões de Teresina (OVT) vai promover, entre os dias 24 e 29 de agosto, a 4ª Edição do Festival de Violões de Teresina, evento que ocorrerá de forma remota, oferecendo à população diversas atividades culturais ligadas ao instrumento. Serão realizados gratuitamente concertos, aulas, palestras com grandes nomes da cultura local, nacional e internacional.
O Festival de Violões de Teresina conta com apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Os recursos para a realização do festival são oriundos do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – SIEC PI, Prêmio Seu João Claudino. O evento tem também o apoio do Acervo Digital do Violão Brasileiro.
Durante o festival, será realizado o Concurso de Violão, com premiação total em dinheiro de R$4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais), valor que será distribuído entre os primeiros colocados. Haverá ainda premiação para o violonista teresinense mais bem classificado na disputa.
Grandes nomes como Fábio Zanon, Marco Pereira, Maria Haro, Paulo Martelli, Duo Alieksey Vianna e Roberto Koch, Cristiano Braga, Emmanuel Nunes, Orquestra de Violões de Teresina, Amanda Carpenedo, Ederaldo Sueiro e Felipe Vilarinho já confirmaram presença no evento.
Segundo o violonista da OVT e produtor Ravi Cordeiro, o evento é atualmente um dos maiores festivais de música instrumental do Nordeste, inclusive selecionado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) Festivais de Música de 2020.
“Inscrevemos o projeto pela nossa associação, já reconhecidamente de utilidade pública pela Lei 5.579/2021, e concorremos com produtores de todo o Brasil. Do total de inscritos, 40 projetos foram selecionados e o nosso foi um deles. Isso prova a importância do evento e o quanto o violão é forte na nossa cidade”, enfatiza Ravi Cordeiro, que é um dos organizadores do festival.
Para Dam Bezerra, coordenador do Projeto Violão nas Escolas, a realização do festival tem uma grande importância para o enriquecimento cultural de Teresina, uma vez que serve de inspiração para o nascimento de novos talentos.
“Através do Projeto Violão nas Escolas, a gestão municipal vem contribuindo com a diminuição de casos de evasão escolar e ainda afastando crianças e jovens da criminalidade. Esse evento, que nasceu a partir da necessidade de fortalecer a cultura do violão na cidade e ainda servir como vitrine para os alunos que participam do projeto”, conta Dam Bezerra.
A programação completa com as datas e horários e os detalhes de como se inscrever nos cursos e palestras e ainda no concurso de violão estão disponibilizados no portal do Acervo Digital do Violão Brasileiro na página https://www.violaobrasileiro.com.br/festival-de-teresina/.
Fonte: Semcom