SAF assina contratos de compra de mais de R$ 111 mil da agricultura familiar
A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, assinou mais uma rodada de contratos do Programa de Alimentação Saudável (PAS), nesta segunda-feira (21). Os contratos somam R$ 111.158,59 e beneficiam cinco associações de produtores e produtoras rurais dos municípios de Água Branca, Picos, Miguel Alves e Pedro II. A assinatura ocorreu no pátio da SAF e reuniu os gestores e os representantes das entidades beneficiadas.
A secretária Patrícia Vasconcelos explica que o Programa de Alimentação Saudável surgiu com o objetivo de suprir a diminuição de recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pelo Governo Federal. “É um programa de enfrentamento aos efeitos da pandemia, que atua dentro do PRO Piauí/PRO Social e tem como objetivo adquirir os alimentos agroecológicos dos agricultores e agricultoras familiares e doar para entidades que desenvolvem ações para as famílias em vulnerabilidade social. São recursos do Governo do Estado e de emendas de parlamentares que acreditam na força da nossa agricultura familiar”, conta.
Nesta ação, serão comprados os alimentos da Associação Comunitária Angicos/Mutirão – ACAM, de Água Branca; da Associação Comunitária de Desenvolvimento Rural da Comunidade Pedra Branca e da Regional de Desenvolvimento Rural de Pedro II; da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Miguel Alves e da Associação Piauiense dos Produtores de Alho – APPA, de Picos.
Para o produtor Bruno Bittencourt, presidente da Associação do Assentamento Paraíso, de Pedro II, a assinatura do contrato é motivo de ânimo para os produtores locais. “Vai fomentar ainda mais a produção, melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias. Dentre os vários produtos que serão comercializados, o nosso carro-chefe é a criação de aves. É uma alegria poder disponibilizar nossos produtos sabendo que irão atender as pessoas que mais precisam no momento”, conta.
O Programa de Alimentação Saudável (PAS) é realizado juntamente com a Seplan e o Emater. Em breve, será lançado novo edital do programa que contemplará todos os territórios do Estado.
Fonte: CCom