Geral Municipios Política

Governo do Piauí assina contratos da segunda etapa do Programa de Alimentação Saudável (PAS)

A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, realizou a assinatura simbólica de 13 novos contratos do Programa de Alimentação Saudável (PAS), nessa segunda-feira (14). Os contratos fazem parte da segunda etapa do programa, que somam R$ 1.340.000,00 e beneficiam mais de 20 mil famílias, dentre agricultores e agricultoras familiares e famílias da rede socioassistencial. A assinatura ocorreu no pátio da SAF e reuniu gestores, deputados estaduais e representantes de quatro entidades beneficiadas.

A secretária Patrícia Vasconcelos explica que o Programa de Alimentação Saudável surgiu com o objetivo de suprir a diminuição de recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pelo Governo Federal. “É um programa de enfrentamento aos efeitos da pandemia, que atua dentro do PRO Piauí/PRO Social e tem como objetivo adquirir os alimentos agroecológicos dos agricultores e agricultoras familiares e doar para entidades que desenvolvem ações para as famílias em vulnerabilidade social. São recursos do Governo do Estado e de emendas de parlamentares que acreditam na força da nossa agricultura familiar”, conta.

As treze entidades beneficiadas são dos municípios de São João do Arraial, Pedro II, Teresina, Nazária, José de Freitas, Alto Longá, Água Branca, Miguel Alves, Palmeirais, Cocal de Telha e Castelo do Piauí.

Uma das entidades beneficiadas foi a Associação Ernesto Che Guevara, de Palmeirais. Segundo o presidente da associação, Josiel da Silva Santos, o programa vai garantir a comercialização da produção local. “Isso vai permitir que as famílias envolvidas do nosso assentamento possam comercializar a produção e gerar renda. São diversos produtos, como peixe, galinha, macaxeira, feijão, abóbora, dentre outros. É de grande contribuição, só podemos agradecer pelo PAS”, comenta.

Presente na ação, o deputado estadual Francisco Limma parabenizou a iniciativa e garantiu apoio à execução do programa. “Existem grandes obras e grandes ações. As grandes obras são vistas mais facilmente, mas não por isso as grandes ações são menos importantes. E o Programa de Alimentação Saudável é uma grande ação. A equipe da SAF incorporou essa missão e estamos animados em colaborar”, afirma o parlamentar.

O deputado estadual Francisco Costa também participou da assinatura e destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 340 mil. “O aporte financeiro do PAA tem caído consideravelmente e deixado a agricultura familiar em dificuldade. Quero somar, enquanto parlamentar, para preencher essa lacuna e o PAS chegou para isso. Parabéns a Patrícia e toda sua equipe pela iniciativa”, parabeniza.

O Programa de Alimentação Saudável (PAS) é realizado em parceria com a Seplan e o Emater. Em breve, será lançado novo edital do programa que contemplará todos os territórios do Estado. Registrou-se ainda a presença da prefeita de São João do Arraial, Vilma Lima.

Jogo do Poder

(Com informações SAF)

Related Posts