Destaques Geral Local Política

Hospital do Parque Piauí vai atender pacientes do programa de tabagismo com plataforma online

O Hospital do Parque Piauí, na zona Sul de Teresina, vai utilizar plataforma online para continuar o atendimento, em grupo, aos pacientes que fazem parte do programa de combate ao tabagismo. Os interessados em ingressar no tratamento devem dirigir-se à sala do serviço social do hospital de segunda a sexta-feira ou telefonar para 3220 4747.

A psicanalista do hospital, Gardene Lacerda, explica que esta semana já estão sendo mantidos contatos por telefone com os pacientes que tiveram recaída e também com os que já estavam em tratamento no ano passado. “O contato com os pacientes é para saber qual a capacidade do celular deles para estruturarmos esse atendimento e também com as pessoas que estão procurando fazer o tratamento”, adianta.

Desde o ano passado, com o início da pandemia, foram suspensas as atividades do programa com as ações em grupo, embora tenha sido continuado o atendimento individualizado, via telefone ou com vídeo chamada.

A psicanalista, Gardene Lacerda, explica que o tabagismo é um grave problema de saúde pública. “A nicotina do tabaco causa dependência química similar à dependência de drogas como cocaína e é um fator que causa quase 50 diferentes doenças incapacitantes e fatais. Os malefícios do cigarro não são apenas individuais, mas também coletivos”, afirma.

Ontem, 31, quando foi comemorado o Dia Mundial de Combate ao Fumo, teve programação especial no hospital do Parque Piauí. O programa funciona com uma equipe multidisciplinar, tem duração de cerca de um ano, concilia terapia em grupo e uso de medicamentos.

(FMS)

Jogo do Poder

Related Posts