A Prefeitura de Teresina, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), lançou nesta segunda-feira (19) a campanha socioeducativa sobre o autocuidado e o cuidar do próximo. A campanha foi intitulada “Eu cuido de mim, você cuida de você. Eu cuido de você, você cuida de mim” e faz parte do calendário anual de atividades para 2021 do SCFV.
O objetivo da campanha socioeducativa é fomentar a discussão sobre o autocuidado e o cuidar do outro, promovendo a prevenção e o enfrentamento à violência, negligência e abandono nas famílias durante a pandemia da Covid-19. A proposta é encaminhar as ocorrências identificadas ao serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).
Segundo Eliana Lago, secretária da Semcaspi, a proposta da campanha socioeducativa é reduzir o impacto causado pelo isolamento social, gerando melhorias individuais e aumentando a capacidade de cuidar do próximo.
“A campanha faz um alerta para a qualidade de vida e também para a necessidade de proteção das pessoas que têm sofrido algum tipo de violência, negligência e abandono no seio familiar, em virtude do isolamento social, que tem gerado impactos na vida das pessoas. É uma forma de promover cidadania e o bem estar da sociedade, mas também na saúde emocional, intelectual e social das famílias”, esclareceu a secretária.
Villar Neto, coordenador do SCFV, explica que durante a realização da campanha será feito um relatório final com os levantamentos de dados sobre os públicos atingidos, a identificação das ocorrências e os encaminhamentos realizados ao Paif.
“A ideia da campanha é proporcionar a proteção social dos usuários dos serviços de convivência em Teresina e elaborar um relatório final sobre o atendimento em geral. A campanha vai trabalhar a perspectiva de uma maior articulação entre a rede de proteção social disponível na capital para que possamos identificar a violação dos direitos e dar os devidos encaminhamentos. A proposta é gerar impacto na vida das pessoas à medida que elas entendem seu papel como agentes de mudança social, como cidadãos com direitos, deveres e potencialidades”, explicou Villar Neto.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Semcaspi é um trabalho de socioassistencial com caráter preventivo de situações de risco social e/ou pessoal. As atividades desenvolvidas dentro dos SCFV são voltadas para todos os públicos, como: crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Violência contra crianças
A campanha “Eu cuido de mim, você cuida de você. Eu cuido de você, você cuida de mim” foi elaborada com base nos dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que apontam que nos últimos 10 anos, 2.083 crianças de até 04 (quatro) anos morreram vítimas de agressão.
“Os dados são do Ministério da Saúde e foram organizados pelo SBP. O levantamento indica que o número aumenta para 3.099 mortes, considerando crianças de até 09 anos e incluindo adolescentes de até 19 anos, este número cresce exponencialmente para 103.149 mortes. Os especialistas apontam que a maioria dos casos de agressões é cometido por parentes. É muito alarmante!”, citou Villar Neto, coordenador do SCFV.