Destaques Geral Local Política

Piauí inicia vacinação contra influenza na segunda-feira (19)

A partir de segunda-feira (19), os municípios piauienses já podem iniciar a campanha de vacinação contra a influenza. Os pontos para início do processo de vacinação no Piauí foram discutidos, nessa terça-feira (13), em reunião com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e membros do Ministério da Saúde.

No encontro foi definido que serão vacinados no estado crianças de seis meses a cinco anos de idade; gestantes e puérperas (mulheres com filhos de até 45 dias), por não terem coincidência com a vacinação contra a Covid-19, seguindo a recomendação de não aplicar as duas vacinas em um intervalo de tempo menor que 14 dias.

Para essa primeira etapa de vacinação, foram recebidas 109.600 unidades da vacina, a previsão é que o estado receba 85.600 doses em uma segunda remessa, ainda sem previsão de entrega.

“As doses já chegaram à rede de frio estadual, nós iremos realizar a distribuição das vacinas no fim da semana, seguindo a mesma logística de distribuição da vacina contra a Covid-19. Dessa forma, nós conseguiremos otimizar e racionalizar os recursos empregados nesse processo da melhor forma possível”, destacou Cristiane Moura Fé, diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi.


Cristiane Moura Fé

As doses estão condicionadas até o momento do transporte para as regionais de saúde do estado. Ao chegarem nas regionais, os municípios devem procurar para receber as vacinas e, dessa forma, dar início à vacinação da população de acordo com o planejamento.

“Dessa forma, até sábado (17) e domingo (18), os municípios poderão receber nas regionais de saúde tanto as doses da 13° remessa de vacinas contra a Covid-19, quanto as doses referentes à campanha de vacinação contra a influenza para os públicos definidos. A partir do dia 19, segunda-feira, os municípios estarão aptos a iniciar a campanha de vacinação contra a influenza no estado”, explica a diretora.

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, o estado do Piauí apresenta 261.813 crianças entre seis meses e cinco anos de idade; 35.948 gestantes e 5.909 puérperas. A expectativa do ministério é de que, até o fim da campanha, o Piauí tenha 1.166.659 pessoas imunizadas contra a influenza.

Redação Jogo do Poder

Related Posts