
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), voltou a alfinetar a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após a repercussão do vídeo em que aparece comendo uma banana com casca para “economizar”, Zema utilizou as redes sociais para ensinar uma receita utilizando a casca da fruta.
Pré-candidato à Presidência da República, Zema tem intensificado suas críticas ao governo federal, frequentemente recorrendo a publicações irônicas para comparar as administrações e apontar o que considera “falhas” na economia do país.
“Teve gente que ficou incomodada porque eu comi banana com casca. Que fique! Hoje estou aqui aprendendo algumas receitas para não desperdiçar e aproveitar a casca da banana”, disse o governador em um vídeo publicado na noite dessa quinta-feira (13/2).
A crítica veio acompanhada de mais uma metáfora. “Sabe quando você escorrega na casca e não sabe de onde ela veio? É isso que o governo do PT está fazendo e todos nós estamos caindo. O preço da comida só sobe e o presidente vem falar para gente parar de comprar. Vê se tem cabimento uma coisa dessa”, afirmou.
A fala de Zema rebate declarações recentes do presidente Lula sobre a inflação dos alimentos. O petista sugeriu que os brasileiros evitassem comprar produtos caros para pressionar a queda dos preços.
Além disso, o governador mineiro aproveitou a oportunidade para comparar a situação econômica do país com a que encontrou ao assumir Minas Gerais, após a gestão do ex-governador Fernando Pimentel (PT). Sem mencionar diretamente o antecessor, Zema afirmou que o Brasil enfrenta os mesmos desafios que Minas já viveu: “políticos desperdiçando e desviando dinheiro do povo”.
“No meu governo, tivemos de dar um duro enorme, um esforço gigantesco para reerguer Minas Gerais. E, aqui, eu não tenho vergonha de falar: nós reaproveitamos tudo, inclusive a casca de banana”, destacou o governador.
Ao encerrar o vídeo, Zema afirmou que enviará ao governo federal “uma receita bem gostosa” para mostrar que é possível “comer bem sem jogar nada no lixo”. Na publicação, ele compartilhou o passo a passo de uma geleia feita com casca de banana, sugerindo que o preparo é “ideal para acompanhar bolacha, torrada, pão ou até mesmo queijo fresco”.
“Banana com casca”
Na última quarta-feira (12/2), Zema já havia publicado um vídeo em que aparece comendo uma banana com casca como forma de criticar a alta no preço dos alimentos. As postagens fazem parte de uma estratégia do governador mineiro para ironizar a política econômica do governo Lula.
Até então, as publicações de Zema não citavam diretamente a gestão petista, mas sugeriam, de maneira indireta, críticas à condução da economia. No vídeo, o governador afirma ter consultado uma nutricionista para saber se poderia ingerir a fruta com casca como forma de “economizar”.
A postura crítica de Zema reforça sua estratégia de posicionamento como oposição ao governo federal e alimenta especulações sobre sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026.
IA – Com informações CB – Imagem: Redes Sociais